Alunos do Colégio Etapa conquistaram uma medalha de ouro, cinco de prata e oito de bronze na XVII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Devido à pandemia da Covid-19, a competição ocorreu na modalidade híbrida entre os meses de abril e junho, com a participação de estudantes de todo o Brasil.
Em 2021, o torneio foi dividido em três fases: a primeira ocorreu no dia 30 de abril. Já os exames da segunda etapa foram aplicados no dia 21 de maio, enquanto a terceira fase foi realizada no dia 18 de junho.
Destaque para o desempenho de Vinícius Kenji Amano Tanaka, que alcançou o 6º lugar no ranking geral. Com esse resultado, o jovem foi um dos 25 selecionados para participar das seletivas para as competições internacionais de Biologia – Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB) e Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) –, as quais ocorrerão no segundo semestre deste ano.
Criada em 2004 pelo Instituto Butantan, a OBB tem o intuito de fomentar o estudo da Biologia entre os jovens brasileiros. Podem participar da competição os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas e privadas de todo o país.
Durante o torneio, os inscritos competem individualmente e precisam demonstrar conhecimentos sobre Biossistemática, Botânica, Citologia, Ecologia, Etologia, Farmacologia, Genética e Evolução; e Zoologia, por exemplo.