Maurício Kirakosyan Zorzan, 18 anos, iniciou os estudos no Colégio Etapa São Paulo na 1ª série do Ensino Médio em 2017. “Uma professora recomendou que eu me inscrevesse no Desafio Etapa para conseguir uma bolsa de estudos. Como eu já tinha interesse em estudar no exterior, decidi participar do concurso e passei”, relembra.
Maurício descreve-se como uma pessoa flexível, que consegue se adaptar facilmente. Entre 2009 e 2014, ele morou com a mãe nos Estados Unidos e, após retornar ao Brasil, estudou por dois anos em outra instituição de ensino antes de vir para o Etapa. “Nenhuma dessas mudanças me desmotivou, pelo contrário. Por meio delas, eu fiz muitos amigos e vivenciei experiências que me fizeram amadurecer em muitos aspectos”, diz.
No Colégio Etapa, Maurício participou de diversas atividades extracurriculares. A paixão pelas Ciências Exatas fez com que ele iniciasse uma trajetória em competições estudantis, conquistando três medalhas importantes: dois ouros na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA) em 2018 e 2019; e uma prata na fase nacional do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) em 2019.
Além disso, ele também integrou o time de Basquete do Etapa, o Clube de Debates e se apresentou em duas edições da Gincana Cultural do Colégio com uma banda formada por ele e por alguns colegas, vencendo a competição por dois anos consecutivos.
“Essas atividades me proporcionaram algumas das melhores memórias afetivas relacionadas ao Etapa. Para mim, esses momentos foram essenciais não só para enriquecer o meu application¹, mas também porque eu criei uma rede de apoio com os professores e os colegas que estavam vivendo as mesmas experiências que eu”, conta.
Os esforços empregados por Maurício durante o processo de seleção para as universidades internacionais também lhe renderam um prêmio: o AP Scholar with Honor Award, destinado aos estudantes que alcançam as melhores notas nas provas americanas de nivelamento.
O desejo de estudar no exterior surgiu após uma visita de Maurício Kirakosyan Zorzan ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2016. “Eu tive uma conversa fascinante com o chefe do departamento de Física da instituição e ele me recomendou diversos livros, que nortearão a minha carreira como pesquisador”, conta. Desde então, o aluno tem frequentado encontros acadêmicos para estar em contato com os profissionais que o inspiram.
“Certa vez, durante um evento promovido pela Universidade de São Paulo (USP), um professor de Física que recebeu o Prêmio Nobel disse que, para merecer esse reconhecimento, basta ter uma ideia inovadora e persistir em prová-la. A simplicidade dessa afirmação me fez pensar que esse é um sonho possível e que eu poderia realizá-lo”, relembra.
Depois de toda a dedicação, veio a recompensa. O jovem foi aceito nos cursos de Física da Haverford College, nos Estados Unidos, e da Yale-NUS College, onde ele irá estudar. Inclusive, Maurício é o primeiro aluno do Colégio Etapa a conquistar uma aprovação na Yale-NUS College, que é considerada a melhor universidade liberal arts² da Ásia.
“Foi muito gratificante saber que todo o meu esforço valeu a pena, principalmente quando vi o sorriso orgulhoso da minha mãe. Sem o apoio dela, provavelmente eu não teria conseguido essas aprovações”, diz.
“Além disso, o Setor Internacional foi fundamental para a conquista desses resultados. Os profissionais são muito qualificados e oferecem toda a orientação para que os alunos tomem as melhores decisões”, afirma. “Desde as palestras até o apoio na redação das essays³, são horas de dedicação às candidaturas dos alunos e eu sou grato por ter contado com essa equipe”, destaca.
Fundada em 2011, a Yale-NUS College nasceu a partir de um acordo de cooperação entre a Yale University, uma das melhores universidades dos Estados Unidos, e a National University of Singapore (NUS), considerada a melhor universidade da Ásia pelo ranking U.S News & World Report.
A instituição é o resultado da política de internacionalização da Yale, que pretende levar conhecimento a mais jovens ao redor do mundo. Por conta disso, cerca de 40% dos estudantes da Yale-NUS são estrangeiros.
Já o modelo educacional liberal arts, considerado inovador para os padrões das instituições asiáticas, tem atraído muitos estudantes e acirrado a concorrência entre os candidatos. A taxa de aprovação da Yale-NUS é de 7%, percentual que a torna tão disputada quanto as instituições da Ivy League - grupo das oito universidades mais famosas dos Estados Unidos e do qual a própria Yale University faz parte.
¹Application: processo de seleção para as universidades americanas.
²Liberal arts: metodologia de ensino que valoriza a interdisciplinaridade e promove uma formação completa, considerando os conhecimentos necessários para a atuação profissional e humanística.
³Essays: redações obrigatórias no processo seletivo das universidades americanas.