Murilo de Andrade Porfirio, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) 2023. A competição foi realizada na Polônia, entre os dias 10 e 20 de agosto, e contou com a participação de 53 países.
Essa é a primeira vez que um aluno do Etapa recebe medalha de ouro na edição presencial desse torneio. “Na prova observacional, uma das quatro fases que completei na IOAA, obtive a melhor nota dentre todos os participantes da olimpíada. Alcancei uma pontuação de 35, enquanto o segundo colocado chegou a 31 pontos”, completa o aluno.
“O sucesso de Murilo evidencia o crescimento contínuo do ensino de Astronomia no Colégio Etapa. Com essa medalha, o Brasil encerrou sua participação na olimpíada com um resultado excepcional. O país se posicionou entre os gigantes da competição, como os Estados Unidos, a Índia e o Irã”, declara Thiago Paulin Caraviello, coordenador de Olimpíadas de Astronomia do Colégio Etapa.
Dado o alto grau de complexidade das provas, especialmente nas partes observacionais e de planetário, Murilo precisou de um treinamento reforçado para a competição. “Para me preparar, participei de aulas especializadas e utilizei diversos materiais recomendados por meus professores”, relembra o aluno.
“Murilo se aprofundou em tópicos específicos de Astrofísica e Astronomia, como cosmologia, espectroscopia, física moderna e mecânica celeste. Além disso, ele também se dedicou às avaliações práticas de leitura de cartas celestes, manipulação de telescópios e reconhecimento de constelações, estrelas e planetas”, explica Caraviello.
Para integrar a delegação que representou o Brasil na olimpíada, o jovem passou por um processo seletivo de três etapas. “Devido ao formato dessas provas, realizadas entre março e julho, tive a oportunidade de aprender bastante ao longo do processo. Quando chegou a data da olimpíada, eu já estava mais adaptado ao nível de competição internacional esperado”, conta o aluno.
A primeira edição da olimpíada ocorreu em 2007, na Tailândia, com o propósito de estimular o aprendizado sobre Astronomia e Astrofísica. Além disso, a competição visa promover a integração entre estudantes de diferentes países.
A edição de 2023 foi constituída por quatro fases, incluindo uma prova teórica e três práticas. Dentre os exercícios propostos, alguns demandaram análise de dados, observação do céu por meio de telescópio e produção de gráficos. “As olimpíadas de conhecimento promovem ambientes desafiadores e inspiradores. A IOAA, em particular, estimula o trabalho em grupo e proporciona uma visão genuína da rotina de um astrônomo profissional”, finaliza Caraviello.
Em busca de uma instituição de ensino que oferecesse qualidade educacional e que incentivasse a participação em olimpíadas científicas, Murilo iniciou a sua trajetória no Colégio Etapa.
“Um outro fator que pesou na minha decisão foi o número expressivo de ex-alunos aprovados em universidades internacionais. Inclusive, acredito que a medalha de ouro que recebi na IOAA pode ser um importante diferencial para o meu processo de candidatura em instituições do exterior”, esclarece o aluno.
Ao longo dos anos, o jovem conquistou premiações em competições de diferentes disciplinas. Destacam-se as medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (2022), no Torneio Brasileiro de Física (2023) e na Olimpíada Brasileira de Ciências (2022), além da medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física (2023).
“De todas as competições que já participei, a IOAA foi uma das mais incríveis. As provas se destacaram por diferirem um pouco dos padrões das edições anteriores, apresentando atividades mais criativas, divertidas e inspiradoras. Eu gosto muito do ambiente proporcionado pelas olimpíadas e pretendo continuar participando desses torneios por muito tempo”, compartilha.
Em relação aos planos futuros, Murilo almeja cursar a graduação de Engenharia Aeroespacial. “Essa área despertou o meu interesse devido à sua relação com a Astronomia e por ser um campo em constante desenvolvimento tecnológico”, complementa.