Enzo Rosenfeld Franco Cabral, aluno do Colégio Etapa, foi um dos três medalhistas brasileiros na 57ª Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev. Realizada no Cazaquistão entre os dias 1 e 7 de maio, essa edição marcou a estreia da participação de países das Américas, e o Brasil já demonstrou sua excelência ao retornar com medalhas.
Ao todo, a delegação do Brasil na Olimpíada contou com quatro competidores. Enzo conquistou uma medalha de bronze. “Participar da IMChO-57 foi uma experiência única e incrível. Essa conquista me deixou muito honrado e fez valer a pena todo o esforço que dediquei no estudo da Química ao longo do último ano”, conta Enzo.
A equipe do Brasil na Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev foi formada com base no resultado da Fase IV da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2022, na qual o aluno do Etapa conquistou a terceira colocação geral.
Durante a estadia no Cazaquistão, os competidores tiveram a oportunidade de vivenciar a rica cultura local. Eles assistiram a apresentações de músicas e danças típicas do país. Além disso, os estudantes também visitaram o Oceanário de Astana e o Museu Nur-Alem, onde puderam conhecer um pavilhão temático sobre “Energia do Futuro”.
Sobre a IMChO-57
Realizada desde 1992, a Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev (IMChO) é conhecida como uma das mais importantes competições acadêmicas do mundo. “Ela pode ser considerada a Olimpíada de Química mais difícil e tradicional que temos atualmente. A competição tem um programa muito abrangente, incluindo tópicos que só são estudados em nível superior ou até mesmo na pós-graduação”, afirma Victor Chida, professor de Química do Colégio Etapa.
Com o intuito de unir equipes de diferentes continentes e provar que a investigação científica não tem fronteiras, a IMChO-57 contou com a participação de 20 países da Europa, da Ásia e do Oriente Médio, além do Brasil.
Ao longo da competição, as equipes passaram por três fases: duas teóricas e uma experimental. Na primeira etapa, os alunos resolveram oito tarefas obrigatórias; na segunda, os participantes precisaram completar exercícios de química orgânica, química inorgânica, química analítica, físico-química e bioquímica. Por fim, na última rodada, realizaram análises químicas de substâncias e sínteses de acordo com a metodologia proposta.
Gostou desse conteúdo? Então acesse o nosso site para saber mais sobre as conquistas dos alunos do Colégio Etapa em olimpíadas do conhecimento.