Os alunos do Ensino Médio do Colégio Etapa participaram de mais uma edição da Gincana Cultural. Dessa vez, o evento ocorreu virtualmente no dia 7 de novembro, para as turmas do Colégio Etapa Valinhos, e no dia 8 de novembro, para as turmas do Colégio Etapa Vila Mariana.
Durante a Gincana Cultural, os participantes competem entre si por meio de performances artísticas individuais e coletivas. Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, o evento é especialmente marcante por se tratar de uma atividade que oferece momentos de descontração em meio à preparação para os vestibulares, além de simbolizar uma despedida dos colegas e do Colégio.
“Neste ano atípico, mais de mil funcionários se mobilizaram para garantir o aprendizado dos nossos alunos, em todos os momentos. Além dos esforços para garantir o apoio pedagógico, nós não poderíamos deixar de realizar uma edição on-line da Gincana Cultural, que é tão importante para a comunidade Etapa e que contribui para a socialização dos alunos, fazendo com que eles se sintam próximos, apesar da distância”, comenta Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.
Além das tradicionais atrações “Challenge”, “Dança”, “Música Internacional”, “Música Nacional” e “Você Faz o Show”, que foram gravadas com antecedência pelos alunos, o evento também promoveu uma série de dinâmicas para estimular a participação dos espectadores da live.
A partir do tema “Estudando em casa”, os alunos produziram fotos e desenhos conceituais que ilustraram o cotidiano do ensino a distância.
Nesta atividade, os participantes foram desafiados a dizer os nomes dos objetos que tinham relação com os eventos do Etapa mencionados pelos professores.
A partir do tema #TamoJunto, os alunos produziram vídeos nos quais eles demonstram como foi a rotina de estudos em casa e como sentem falta do cotidiano das aulas presenciais.
Os espectadores da Gincana arriscaram diversos palpites sobre quantos confeitos tinham dentro do pote. O prêmio? Levar o pote todo para casa!
Os alunos selecionados tinham que adivinhar qual era o nome da música e do intérprete da canção a partir de notas musicais de músicas brasileiras e internacionais. Em Valinhos, os orientadores educacionais também foram convidados a testar os conhecimentos a partir da execução dos acordes musicais.
Os professores escolheram um objeto e os alunos do Colégio Etapa Vila Mariana tiveram que percorrer suas casas para encontrá-lo dentro do tempo determinado.
Os alunos tiveram que adivinhar quem era o professor que aparecia no telão, a partir de alguns fragmentos da foto do docente.