Aprovado em 4º lugar no curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Gabriel Lima Fortunato, ex-aluno do Etapa On – modalidade 100% on-line do Curso Etapa –, conta como se sentiu ao encontrar seu nome na lista da Fuvest.
“No dia em que o resultado foi divulgado, eu fiquei atualizando o site desde as 9h, para o caso de a lista ser publicada mais cedo. Quando vi que realmente tinha sido aprovado, mal pude acreditar. Eu chorei ao lado da minha mãe e de alguns amigos. Depois fomos almoçar fora para comemorar”, recorda o jovem.
“Estudar na USP era o meu grande sonho desde que fiz uma visita à Cidade Universitária com a escola. Na ocasião, fiquei maravilhado e decidi que faria o que fosse necessário para alcançar a minha meta. Essa aprovação demonstra que, com perseverança, tudo é possível”, reflete.
A escolha do curso
A escolha da profissão não foi um processo simples para Gabriel, pois o jovem cogitou outras graduações durante o tempo em que se preparou para o vestibular. “Inicialmente, eu queria Engenharia, mas percebi que tinha mais interesse pela área da Saúde, então pensei que o meu caminho fosse a Medicina. Foi apenas no último ano de curso pré-vestibular que decidi estudar Odontologia”, conta.
“O Etapa realizava diversos eventos relacionados à escolha da carreira. Em um deles, eu pude ouvir estudantes de Odontologia falando sobre o curso e me apaixonei pela profissão”, relata o jovem.
A rotina de estudos on-line
Quando iniciou sua jornada no Curso Etapa, Gabriel se matriculou na modalidade Medicina Integral, mas no ano seguinte decidiu migrar para o Etapa On. “O que me motivou a tomar essa decisão foi o fato de que eu pouparia o tempo de deslocamento e conseguiria dedicar mais tempo à resolução dos exercícios e aos tópicos em que tinha mais dificuldade”, explica.
“A minha experiência com a modalidade on-line foi ótima, pois a qualidade do ensino é exatamente igual à do curso presencial. No aplicativo, os alunos têm acesso às aulas, à plataforma de redação, ao Plantão de Dúvidas e aos vídeos com as análises das leituras obrigatórias. Além disso, com o Etapa On, eu pude ter acesso às apostilas digitais e às físicas”, afirma.
Inclusive, o Plantão de Dúvidas on-line fez toda a diferença para a preparação de Gabriel. “O acesso pelo aplicativo é muito simples e os plantonistas são ótimos. Eles dominam o conteúdo, por isso conseguem esclarecer todas as dúvidas dos alunos”, ressalta.
Considerando que a redação é decisiva para alcançar um bom desempenho nos vestibulares, Gabriel estabeleceu uma rotina semanal para aperfeiçoar seus textos. “Eu gostei muito do Escreve Etapa, ferramenta por meio da qual os temas de redação são disponibilizados e as propostas enviadas são corrigidas e devolvidas para os alunos com sugestões de melhorias. Com esse recurso, consegui evoluir em diversos quesitos – especialmente na introdução e no desenvolvimento – e alcancei 920 pontos na redação do Enem”, conta.