Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2021: Felipe Xu

Escrito por Colégio Etapa | 22/07/2021 13:48:36

Fudan University, Peking University e Shanghai Jiao Tong University

Felipe Xu chegou ao Colégio Etapa em 2017, motivado pela oferta de atividades extracurriculares e pela tradição em aprovar alunos nas principais instituições de ensino superior do mundo. “Comecei a pensar sobre estudar fora ainda no 9º ano do Ensino Fundamental, pois queria adquirir experiências em outro lugar, conhecendo novas culturas. Quando compartilhei esses planos com os meus pais, eles me incentivaram a seguir em frente e decidimos que eu deveria vir para o Etapa”, relembra.

Para construir um currículo atrativo, o jovem se dedicou a algumas atividades extraclasse, como as aulas da equipe olímpica de Robótica, o Projeto Cria – no qual os alunos podem se engajar em uma ou mais modalidades artísticas, entre elas Artes Plásticas, Dança, Estudos Narrativos, Fotografia, Linguagem Arquitetônica e Teatro – e, ainda, conciliou o ensino regular com o estudo da língua francesa.

Já na 3ª série do Ensino Médio, Felipe contou com a ajuda do Setor Internacional para se candidatar às universidades chinesas, com as quais se identificou durante a elaboração da college list¹. “A China conta com instituições de ensino superior de excelência, especialmente nas carreiras de Negócios. E essas universidades oferecem currículos abrangentes, considerando tanto a formação humana como também a profissional, que capacitam o estudante para gerir empresas a nível local, nacional e transnacional”, explica.

“E considerando a posição de destaque da China na economia mundial, o estudante que pretende estudar lá tem a oportunidade de permanecer no país e trabalhar em grandes negócios, de diferentes segmentos”, completa.

O ex-aluno do Colégio Etapa começou, então, a se preparar para cumprir os requisitos exigidos pelas universidades chinesas: na maioria dos casos, os candidatos precisam ter um bom desempenho em exames de admissão, como o SAT, o TOEFL e o HSK – que avalia a proficiência na língua chinesa -, por exemplo. A candidatura também pode incluir essays² e entrevistas com os representantes dos departamentos de admissão das instituições de ensino superior.

“Nesse sentido, o suporte do Setor Internacional foi essencial para que eu pudesse compreender quais aspectos são mais valorizados nas redações e quais informações da minha trajetória acadêmica mereciam destaque nas candidaturas. Também participei das aulas de SAT, que integram o currículo do Colégio Etapa Internacional, as quais me ajudaram a alcançar um bom desempenho na prova”, avalia.

E depois de tanto esforço, veio a recompensa: Felipe Xu foi aprovado em três instituições de ensino superior, incluindo a Fudan University, onde ele decidiu estudar. Agora que já sabe qual será o seu destino nos próximos anos, o jovem faz planos para o futuro. “Estou me preparando para o início das aulas, participando de atividades virtuais de socialização com meus colegas e, ainda, pesquisando alguns programas de mestrado para dar seguimento aos estudos”, conclui.

 

 

Fudan University

A Fudan University é uma instituição centenária localizada na cidade de Xangai, na China. Atualmente, é considerada a 34ª melhor universidade do mundo, segundo o ranking QS World Top Universities.

Muito dessa excelência acadêmica pode ser atribuída ao processo de internacionalização da instituição, que inclui aulas ministradas em inglês, dezenas de programas de intercâmbio para complementar o aprendizado de seu corpo discente e, ainda, o incentivo às candidaturas de estudantes de outras nacionalidades, favorecendo a criação de um ambiente plural e inovador.

 

¹College list: lista de universidades para as quais os estudantes pretendem se candidatar.

²Essays: redações que fazem parte dos requisitos dos processos de candidatura do exterior, principalmente das faculdades e universidades dos Estados Unidos.