MATRÍCULAS

Receba informações

Atividades Extracurriculares Eventos

“Mais de você em você mesmo” é o tema da Exposição Cultural de 2020

Por Colégio Etapa em 27/10/2020
Na Exposição Cultural de 2020, o maior desafio foi estabelecer um fluxo de informações entre os professores e os 406 estudantes que participaram do evento.

No dia 24 de outubro, as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II do Colégio Etapa Valinhos realizaram uma edição on-line da Exposição Cultural de 2020.

Este ano, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I produziram trabalhos que os incentivaram a descobrir novas habilidades Já os alunos do Ensino Fundamental II aproveitaram o slogan do Grupo Etapa, “Mais de você em você mesmo”, para homenagear a trajetória de personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação.

Tradicionalmente, a Exposição Cultural é um evento no qual toda a comunidade Etapa se reúne para prestigiar a apresentação dos trabalhos dos alunos, o que não foi possível dessa vez por conta da pandemia da Covid-19.

Apesar disso, os organizadores não mediram esforços para recriar a visitação presencial por meio de um tour 360º, no qual os estudantes puderam expor os trabalhos em diferentes espaços do Colégio Etapa Valinhos.

“A Exposição Cultural é uma oportunidade para os alunos exercitarem a criatividade e adquirirem conhecimentos a partir de novas abordagens. Nesse projeto, eles têm autonomia para decidir como apresentarão os trabalhos, por isso precisam ter responsabilidade com relação aos prazos, aos colegas e ao compartilhamento das informações”, explica Renê Alvarez Rocha, professor do Colégio Etapa que liderou os projetos do Ensino Fundamental II.

Até 2019, os grupos se reuniam semanalmente para produzir os trabalhos, trocar experiências e esclarecer todas as dúvidas com os docentes. Na Exposição Cultural de 2020, o maior desafio foi justamente estabelecer um fluxo de informações entre os professores e os 406 estudantes que participaram do evento.

“Após a suspensão das aulas presenciais, nós nos mobilizamos para atender todos os alunos virtualmente, buscando as melhores soluções para ajudar tanto os mais velhos quanto os mais novos, que ainda não estavam habituados a usar o e-mail e os aplicativos de mensagens”, conta Rocha.

“No caso da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, nós orientamos os estudantes com relação aos roteiros das atividades que eles deveriam realizar em casa semanalmente. Em seguida, organizamos um esquema especial para a coleta dos materiais a serem corrigidos. Dessa forma, foi possível acompanhar todas as etapas de desenvolvimento dos trabalhos, garantindo o aprendizado e a participação dos alunos”, completa Denise Marques dos Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.

 

Clique aqui para conferir todos os trabalhos da Exposição Cultural de 2020

 

Confira também a live de abertura da Exposição Cultural: 

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades