Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Etapa Valinhos participaram da Exposição Cultural 2022, realizada no dia 1º de outubro. O evento reuniu toda a comunidade Etapa para conferir a apresentação dos trabalhos produzidos durante o ciclo letivo.
Neste ano, o tema escolhido foi “100 anos da Semana de Arte Moderna: 1922-2022”, e todas as atividades foram inspiradas no histórico evento que oficializou o Movimento Modernista no Brasil, revelando importantes personalidades artísticas do nosso país.
“Trata-se de uma semana que ocorreu há 100 anos, e cujas criações reverberam até hoje. Com a escolha desse tema, incentivamos as crianças a criarem, imaginarem e a produzirem seus projetos, de modo que elas puderam refletir sobre o impacto do Modernismo na sociedade”, explica Denise Marques dos Santos, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.
Durante o evento, os visitantes assistiram às manifestações artísticas multidisciplinares apresentadas pelos quase 500 alunos que participaram do evento, como sessões de teatro; apresentações musicais, de poesia e de dança; instalações artísticas; produções de cartazes, revistas, zines e pequenos filmes; além da realização de um talk show e um quiz.
“Na Educação Infantil, os professores apresentam o tema e todas as atividades para os alunos. Durante o processo de aprendizado e da escolha dos projetos, as crianças podem expor suas opiniões e reflexões sobre as histórias contadas pelas professoras. Já no Ensino Fundamental, a preparação ocorreu de forma mais autônoma, pois eles já conseguem ajudar os professores a selecionar as tarefas”, detalha Santos.
“O intuito da Exposição Cultural é oferecer todas as oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades complementares aos aprendizados da sala de aula”, completa Renê Alvarez Rocha, coordenador dos laboratórios e professor de Biologia do Colégio Etapa Valinhos.
Rocha considera que a abrangência do tema desse ano permitiu que os participantes pudessem aliar o que aprendem em sala de aula com a prática por meio da execução dos projetos. “Os conhecimentos adquiridos pelos alunos acabam englobando diferentes áreas, a partir da teoria aprendida na sala de aula e da aplicação prática durante a execução do trabalho a ser apresentado na Exposição Cultural”, conclui o professor.