Gabriel Mazili Pedroza, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Europeia de Física (EuPhO) 2023. A competição foi realizada em Hannover, na Alemanha, entre os dias 16 e 20 de junho.
Na edição deste ano, o torneio contou com a participação de 176 estudantes de 38 países — 28 nações europeias e 10 convidadas. A delegação brasileira foi composta por cinco integrantes e conquistou uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze, tendo alcançado o seu melhor desempenho na história da EuPhO.
A competição foi dividida em duas etapas: uma experimental e uma teórica. Na primeira, os participantes tiveram cinco horas para realizar as duas tarefas propostas pela banca examinadora. Já na segunda prova, eles resolveram três questões de alta complexidade no mesmo intervalo de tempo.
Gabriel Mazili Pedroza (à esquerda) acompanhado de Lucas Lourenço Hernandes, professor de Física do Colégio Etapa
“No mês que antecedeu a EuPhO 2023, Gabriel recebeu um treinamento intensivo focado nas especificidades da competição. Além de realizar atividades experimentais e provas anteriores, ele foi orientado por professores e ex-alunos que se destacaram em olimpíadas internacionais”, conta Bruno Albuquerque, coordenador de olimpíadas de Física no Colégio Etapa Vila Mariana.
“O desempenho de Gabriel, assim como o de toda a delegação brasileira, demonstra que os nossos estudantes estão alcançando resultados cada vez mais expressivos em competições internacionais. Em termos acadêmicos, essa conquista pode abrir portas para a realização de sonhos ainda maiores, como a aprovação em universidades de renome, tanto no Brasil quanto no exterior”, completa Albuquerque.
Durante o tempo livre em que passaram na Alemanha, os estudantes puderam fazer turismo em Hannover — entre os passeios realizados, estava uma visita ao zoológico da cidade. Além disso, os competidores participaram de atividades recreativas no setor de esportes da Leibniz University Hannover.
Realizada desde 2017, a EuPhO é uma competição destinada a alunos do Ensino Médio. O torneio se destaca por apresentar problemas com enunciados diretos, que simulam uma situação real de pesquisas em Física, e por valorizar soluções criativas.