MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Alunos do Colégio Etapa são premiados na EuPhO 2021

Por Colégio Etapa em 29/06/2021
A delegação brasileira conquistou duas medalhas de prata e três de bronze na EuPhO 2021.

Bruno Makoto Tanabe de Lima e Ian Seo Takose, alunos do Colégio Etapa, conquistaram uma medalha de prata e uma de bronze, respectivamente, na Olimpíada Europeia de Física (EuPhO) 2021. Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, o torneio foi realizado virtualmente entre os dias 19 e 26 de junho.

A EuPhO 2021 contou com a participação de 219 estudantes de 46 países. Cinco desses jovens integraram a delegação brasileira, que conquistou duas medalhas de prata e três de bronze. Destaque para o desempenho do nosso aluno Bruno, que alcançou o melhor resultado entre todos os competidores brasileiros.

“Nos últimos meses, nossa equipe olímpica participou de diversos treinamentos virtuais. Durante esses encontros, alunos e professores se reuniram para debater e praticar a resolução das provas dos anos anteriores e, ainda, se dedicar ao estudo dos exercícios semelhantes aos da EuPhO”, explica Bruno Albuquerque, professor responsável pela preparação olímpica de Física do Colégio Etapa Vila Mariana.

“Já o preparo para as provas práticas ocorreu por meio de experimentos realizados em softwares de simulação, nos quais nós projetamos cenários considerando os conteúdos abordados pela EuPhO em 2020 e, ainda, outras atividades similares elaboradas pelos nossos professores”, completa Albuquerque.

 

Resultados do Etapa na EuPhO

Os alunos do Colégio Etapa já conquistaram seis medalhas na competição: uma de ouro (2017), duas de prata (2017 e 2021) e três de bronze (2018, 2019 e 2021).

 

Sobre a Olimpíada Europeia de Física (EuPhO)

A primeira edição da EuPhO foi realizada em 2017, na cidade de Tartu, na Estônia. O objetivo da competição é fazer com que os estudantes lidem com desafios semelhantes às situações reais da pesquisa científica, estimulando a criatividade deles durante a resolução das provas.

Na EuPhO, os jovens competem individualmente respondendo duas provas: uma teórica, com três questões, e um exame experimental composto por duas questões. Podem participar do torneio delegações formadas por até cinco estudantes de cada país, regularmente matriculados no Ensino Médio.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades