A IMO, que é considerada a maior e mais importante competição científica do mundo para estudantes do Ensino Médio, será realizada em Cluj-Napoca, na Romênia
A delegação brasileira que disputará a 59ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) contará com seis estudantes, incluindo quatro alunos do Colégio Etapa: André Yuji Hisatsuga, Bernardo Peruzzo Trevizan, Lucas Hiroshi Hanke Harada e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado. A competição será realizada entre os dias 3 e 14 de julho, na cidade romena de Cluj-Napoca.
O grupo que representará o Brasil na IMO foi escolhido com base nos resultados da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que ocorreu em 2017. Todos os selecionados são medalhistas da OBM.
A preparação da delegação brasileira na IMO 2018 teve início com um treinamento promovido pelo Etapa no mês de maio, e contou com a participação de dois especialistas em competições internacionais: o americano Mark Sellke e o moldávio Ivan Borsenco.
Para Mark Sellke, a preparação é importante para que os estudantes conheçam as particularidades da competição e estejam preparados para lidar com as forças e as fraquezas acadêmicas dos demais competidores. Os jovens brasileiros treinaram principalmente a velocidade na resolução de problemas e aprenderam algumas técnicas avançadas em Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números.
"Durante o treinamento, pude comprovar que compartilhamos a mesma paixão pela matemática e que os alunos se animam quando eu lhes apresento uma nova ideia. É maravilhoso ver o Brasil investindo nos seus estudantes", comenta Sellke.