O aluno do Colégio Etapa Bernardo Peruzzo Trevizan conquistou medalha de ouro na 34ª edição da Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM).
A competição foi realizada no período de 11 a 19 de setembro, na cidade de Guanajuato, no México, e contou com a participação de estudantes de 24 países. No caso do Brasil, os estudantes foram selecionados entre os premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) após um longo processo seletivo.
A equipe brasileira conquistou três medalhas de ouro e uma de prata, encerrando a competição em segundo lugar no ranking geral, com 129 pontos.
A OIM foi criada em 1985, na Colômbia, com o objetivo de estimular o estudo da Matemática nos países ibero-americanos e de criar oportunidades para que os estudantes possam trocar experiências culturais e acadêmicas.
Bernardo Peruzzo Trevizan tem 17 anos e é natural de Canoas, no Rio Grande do Sul. Em 2017, mudou-se para a cidade de São Paulo para estudar no Etapa por conta da tradição do colégio em olimpíadas estudantis. “Os alunos do Etapa sempre demonstram muito preparo durante as competições. Conheci alguns deles em uma das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a nossa identificação foi imediata”, relembra.
O aluno, que atualmente cursa a 3ª série do Ensino Médio, iniciou cedo a sua jornada no mundo das competições estudantis e participou de diversos torneios:
Na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) conquistou ouros em 2017 e em 2018;
Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) conquistou ouros em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, além de uma menção honrosa em 2013.
Na Olimpíada de Matemática do Cone Sul conquistou a medalha de ouro perfeito¹ em 2017;
Na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ganhou ouro em 2016;
Na Romanian Master of Mathematics ficou com o bronze em 2018.
"Eu cheguei a participar da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), mas sempre me identifiquei mais com as provas de Matemática", conta.
Prova disso é que, pela segunda vez, Bernardo Peruzzo Trevizan fez parte da equipe que representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a maior e mais importante competição científica do mundo para estudantes do Ensino Médio. Ele conquistou duas medalhas de bronze na competição, em 2018 e em 2019.
Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.
¹A medalha de ouro perfeito é entregue aos estudantes que acertam todas as questões da prova.