O segundo semestre de 2018 foi intenso para os alunos do Colégio Etapa que participaram de competições internacionais. Confira os destaques com as medalhas internacionais conquistadas no período:
Olimpíada Internacional de Matemática (IMO)
Já na primeira quinzena de julho, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado conquistou medalha de ouro na 59ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), tornando-se o décimo brasileiro a conseguir esse reconhecimento na história da competição e o quinto do Colégio Etapa. O ouro recebido em 2018 foi especial, pois veio após um jejum de seis anos. Além de Pedro, Bernardo Peruzzo Trevizan e André Yuji Hisatsuga, que também são alunos do Etapa, ganharam medalha de bronze; e Lucas Hiroshi Hanke Harada foi reconhecido com menção honrosa.
Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, Bernardo Peruzzo Trevizan, André Yuji Hisatsuga e Lucas Hiroshi Hanke Harada na 59ª IMO
Olimpíada Internacional de Química (IChO)
Vinícius Figueira Armelin, aluno do Colégio Etapa de Valinhos, conquistou uma inédita medalha de ouro na 50ª Olimpíada Internacional de Química (IChO) e encerrou a participação como o brasileiro que obteve a melhor colocação na história do torneio.
Vinícius Figueira Armelin na 50ª IChO
Olimpíada Internacional de Física (IPhO)
Após realizar as provas experimentais mais difíceis dos últimos anos, Thomas Ross-White Bergamaschi, aluno do Colégio Etapa de Valinhos, conquistou medalha de prata na 49ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO).
Olimpíada Internacional de Biologia (IBO)
Julia Alexsandra Galiza Soares, aluna do Colégio Etapa de São Paulo, trouxe para casa uma medalha de bronze da 29ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), colaborando para o desempenho da delegação brasileira que se destacou entre os países do continente americano.
Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT)
Bruno Caixeta Piazza e Gabriel Guerra Trigo integraram a delegação brasileira que ganhou medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT). A equipe encerrou a competição em 5º lugar no ranking geral, com a melhor pontuação já obtida até hoje pelo Brasil na IYPT.
Bruno Caixeta Piazza e Gabriel Guerra Trigo na IYPT
Olimpíada Internacional de Informática (IOI)
No início de setembro, Gabriel Silva Simões, ex-aluno do Colégio Etapa, conquistou medalha de prata na Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que contou com a participação de 300 estudantes de 87 países.
Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC)
Os resultados da Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC), realizada no mês de julho, foram divulgados durante a Olimpíada Internacional de Informática (IOI) e três alunos do Colégio Etapa conquistaram medalhas: Gabriel Silva Simões e Ivan de Ávila Ribeiro Carvalho, que ganharam ouro, e William Wang, que ficou com a prata. Além dos resultados coletivos, Ivan foi reconhecido com a premiação Top Gold, destinada ao participante com a melhor nota entre os medalhistas de ouro.
Gabriel Silva Simões, Ivan de Ávila Ribeiro Carvalho e o professor Daniel T. na IOI
Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB)
A conquista mais recente foi de João Pedro Torres, aluno do Etapa que ganhou medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB), competição que reuniu 51 estudantes de 13 países.
João Pedro Torres na OIAB