Alunos do Colégio Etapa se reuniram para a realização do ESEG Startup Summit 2022, que ocorreu na modalidade híbrida no dia 8 de dezembro. O evento marca o encerramento dos trabalhos da atividade extracurricular Empreendedorismo & Finanças, oferecida pela ESEG – Faculdade do Grupo Etapa aos alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa.
Nessa edição, quatro grupos apresentaram suas startups¹ para uma banca julgadora que, juntamente com a plateia, elegeu o projeto vencedor, considerando aspectos ambientais, econômicos e sociais.
“Desde 2013, mais de 800 jovens já participaram desse curso e, a cada ano, nós percebemos uma crescente evolução dos projetos apresentados. A partir das experiências que tivemos com as edições passadas, criamos uma grade curricular com atividades que desenvolvem não só competências profissionais, como também socioemocionais”, destaca Carlos Coelho, responsável pelo curso de Empreendedorismo & Finanças no Colégio Etapa.
“Além disso, os participantes dessa atividade também aprendem sobre o mercado financeiro, incluindo assuntos como finanças pessoais e corporativas, o sistema financeiro do Brasil, os tipos de investimento, entre outras coisas. Para nós, é muito gratificante transmitir esses conhecimentos aos alunos que, a despeito da pouca idade, saberão analisar corretamente os produtos financeiros e entender como determinadas decisões podem afetar a macro e a microeconomia”, explica Pablo Ganassim, responsável pelo curso de Empreendedorismo & Finanças no Colégio Etapa.
Ao final do período letivo, os alunos se dividiram em grupos para superar as cinco etapas necessárias para a criação de uma startup, voltada para o desenvolvimento de um produto inovador ou para atender às necessidades de um público específico.
Na primeira etapa, eles produziram um vídeo sobre os conceitos que originaram a fundação das startups. Depois, cada projeto foi avaliado por um grupo de ex-alunos do curso de Empreendedorismo & Finanças, que selecionou as propostas aptas a participarem da próxima fase.
Já na segunda etapa, os grupos apresentaram os trabalhos a uma nova banca julgadora, dessa vez, formada por profissionais de multinacionais do ramo de tecnologia e por um especialista em empreendedorismo. Os convidados fizeram perguntas e sugestões sobre a viabilidade dos negócios, enquanto os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e argumentar sobre o escopo dos projetos.
Na terceira fase, foi a vez de CEOs de startups avaliarem os trabalhos e indicarem as oito equipes que se apresentariam para o público da Multi Expo que, por sua vez, elegeu os finalistas. Os selecionados foram:
- Alugaí: startup criada para conectar pessoas e/ou empresas dispostas a constituir renda por meio do empréstimo de peças de vestuário, ferramentas e itens de decoração para festas;
- Reverse: startup que propõe a fabricação e a distribuição de máquinas de reciclagem nos grandes centros urbanos com o intuito de promover um gerenciamento de resíduos mais limpo e eficiente;
- SustentAção: startup criada para potencializar o investimento coletivo em Organizações Não Governamentais (ONGs), por meio de uma plataforma que divulga os projetos sociais e oferece apoio logístico, além da prestação de contas das doações realizadas;
- UVAC: startup que oferece uma solução para melhorar a qualidade do ar, por meio de uma câmara ultravioleta capaz de matar microrganismos nocivos à saúde humana, incluindo o vírus da Covid-19.
Finalistas se apresentam durante o ESEG Startup Summit 2022
Encontro com os investidores
Na quinta e última fase do projeto, os grupos se apresentaram para a banca formada pelos profissionais da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa: Dimas Alberto Ferreira, responsável pelas áreas de Ensino a Distância e Projetos Especiais; José Guilherme Ferraz de Campos, coordenador do curso de Administração; Marcelo Dias Carvalho, coordenador dos cursos de graduação; e Silvia Helena Boarin Pinto, coordenadora dos cursos de pós-graduação.
Durante o ESEG Startup Summit 2022, tanto os jurados quanto a plateia puderam investir simbolicamente nas empresas finalistas, por meio do ESEG Money (moeda fictícia), e a empresa que recebeu o maior aporte dos investidores foi eleita a vencedora da atividade.
Após a avaliação dos membros da banca, o professor Pablo Ganassim anunciou o nome do grupo vencedor: a startup SustentAção, plataforma criada para apoiar o trabalho das ONGs em território nacional, seguida pelos projetos Alugaí (2º lugar), UVAC (3º lugar) e Reverse (4º lugar).
Saiba mais sobre o curso de Empreendedorismo & Finanças
O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares, voltadas aos alunos de todos os ciclos. No caso de Empreendedorismo & Finanças, trata-se de um curso destinado à 2ª série do Ensino Médio que proporciona múltiplas possibilidades de desenvolvimento, de modo que os participantes poderão dominar não só as estratégias para empreender, como também poderão traçar metas de vida, tangíveis e alcançáveis.
A seguir, confira alguns dos tópicos abordados durante a atividade:
Empreendedorismo
- O conceito e os caminhos do Empreendedorismo;
- Dinâmicas para análise das expectativas;
- Liderança. ferramentas e técnicas;
- Comunicação verbal e não verbal;
- Negociação colaborativa;
- Dinâmicas de aplicação;
- Tecnologias do futuro e a internet das coisas;
- Criação de uma startup e teste de necessidades;
- Business Model Generation (Canvas);
- Desenvolvimento de uma startup e de um pitch.
Finanças
- Os pilares de um planejamento financeiro;
- O valor do dinheiro ao longo do tempo: inflação, valor presente e futuro;
- Juros simples e juros compostos;
- Correção de valor: inflação, valor presente e futuro;
- Aplicações financeiras em renda fixa e renda variável;
- Investimentos: o mercado, plataformas e suas possibilidades;
- Introdução à Economia: conceitos básicos e história;
- O dinheiro e sua história: o sistema monetário;
- Brasil: o sistema monetário, inflação e planos econômicos;
- Engenharia econômica;
- Planejamento financeiro básico para as empresas.
¹Startup: empresa criada para aprimorar ou desenvolver novos modelos de negócio, com o intuito de atender as necessidades de pessoas ou de outras empresas.