O Colégio Etapa realizou o Encontro Artístico-Literário Vila Mariana 2022 no dia 3 de dezembro. O evento, que visa estimular o interesse pelas Artes e pela Literatura por meio de atividades interdisciplinares, contou com a participação do artista plástico Guataçara Monteiro e reuniu familiares dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.
As atividades tiveram início com uma palestra, cujo tema foi a trajetória – da infância em uma pequena comunidade ao reconhecimento nacional e internacional – e a obra do artista amazonense, produzida a partir de colagens, esculturas, pinturas e xilogravuras inspiradas na biodiversidade brasileira.
A programação também contou com sessões de autógrafos dos livros desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano letivo e uma feira literária, além de dois workshops, nos quais o artista compartilhou, com o público do evento, o seu processo criativo.
“As obras de Guataçara Monteiro foram referência e inspiração para diversas atividades realizadas com as crianças em sala de aula. Eles fizeram releituras do trabalho do artista utilizando desenhos, dobraduras, esculturas e pinturas”, explica Fernanda Gusen, professora de Artes do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mariana.
Para Monteiro, a arte é uma importante aliada da educação, especialmente das crianças. “É possível abordar as linguagens artísticas durante o ensino de diversas disciplinas e, por meio delas, tornar o aprendizado dos alunos mais prazeroso. Além disso, a arte contribui para o desenvolvimento do senso crítico e da sensibilidade estética das crianças”, ressalta o artista.
“Tanto a arte quanto os livros carregam aventuras, desafios, poesia, sensibilidade e sonhos, aspectos necessários para o desenvolvimento dos alunos desses ciclos”, completa Gusen. “A compreensão e a conexão criada com as obras de Guataçara Monteiro inspiraram nossas crianças a fazer um painel com agradecimentos ao artista e desenhos, além de recados carinhosos, elogios e recordações”, conclui.