No dia 10 de março, o Etapa e a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa realizaram o evento “Além-mar: palestra com reitores da Universidade de Coimbra”, que ocorreu presencialmente no Colégio Etapa Vila Mariana e foi transmitida simultaneamente para pais e alunos das unidades Valinhos e Vila Mascote.
O evento foi comandado por Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa, e contou com a presença da Profa. Dra. Cristina Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra; além de dois professores da instituição europeia, Paulo Carvalho e Paulo Peixoto.
A palestra foi dividida em duas partes: a apresentação da Universidade de Coimbra e o anúncio do programa B-a-Scientist, que a instituição realizará em parceria com o Colégio Etapa e a ESEG. Em sua fala, a vice-reitora destacou a qualidade acadêmica da universidade portuguesa, considerada uma das 500 melhores universidades do mundo pelo ranking QS World Top Universities.
Outros pontos citados foram a qualidade de vida na cidade de Coimbra, em Portugal, além da união entre uma história de mais de 700 anos e a modernidade presente na instituição, a qual conta com centros de tecnologia de ponta. Cristina Albuquerque ressaltou que a Universidade de Coimbra considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso de estudantes brasileiros na instituição.
“A universidade dispõe de diversas iniciativas para receber jovens oriundos de outros países. Atualmente, o corpo discente da UCoimbra é formado por estudantes de mais de 100 nacionalidades”, diz.
O grande destaque da palestra com os docentes da Universidade de Coimbra foi a importância atribuída aos projetos de pesquisa. Durante o evento, cada professor convidado explicou como funcionam os programas acadêmicos: enquanto Paulo Carvalho abordou tópicos da área da Ciência e Tecnologia, Paulo Peixoto trouxe mais detalhes sobre Ciências Sociais e Humanidades.
O professor Carvalho apresentou, ainda, o perfil mais tecnológico da universidade, voltado à produção de pesquisas inovadoras e conectadas ao mercado de trabalho. “Os projetos de investigação científica são voltados para o mercado global e são amplamente reconhecidos por empresas multinacionais, as quais selecionam nossos estudantes após a formação em Coimbra”, afirma.
O B-a-Scientist é um projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio, lançado pela Universidade de Coimbra em parceria com o Colégio Etapa e a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.
Com o início previsto para o final do mês de março, o programa contará com a participação de professores das três instituições de ensino. No total, serão quatro meses de duração e, na última fase do projeto, os participantes poderão viajar a Portugal para finalizá-lo na Universidade de Coimbra, onde visitarão centros de pesquisa e participarão de um Congresso Júnior.
No B-a-Scientist, nossos alunos terão a oportunidade de participar de grupos de iniciação científica, workshops, conferências, além de uma imersão na universidade europeia. Os trabalhos acadêmicos propostos pelo programa contemplam diversas áreas do conhecimento e, nessa primeira edição, serão focados em estudos sobre sustentabilidade.
Inicialmente, a oferta de vagas será limitada e os interessados deverão aguardar mais informações sobre o processo seletivo, inscrições e custos. As informações virão do próprio Colégio e serão disponibilizadas oportunamente na área exclusiva.