MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Confira os destaques do CEOP 2021 – Engenharia de Produção

Por Curso Etapa em 05/07/2021
Confira alguns destaques do CEOP 2021 – Engenharia de Produção!

O Curso Etapa realizou uma nova edição do Ciclo Etapa de Orientação Profissional no dia 21 de junho. Dessa vez, o evento foi destinado aos estudantes que pretendem seguir carreira em Engenharia de Produção.

Durante o encontro, o Prof. Me. Marcel Dallaqua, da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, compartilhou suas experiências com os participantes e apresentou todas as possibilidades para quem deseja se formar nessa área.

 

Confira alguns destaques do CEOP 2021 – Engenharia de Produção:

O que faz um profissional de Engenharia de Produção?

Para explicar o escopo do trabalho de um engenheiro de produção, Dallaqua selecionou uma definição sugerida pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro): “compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados aos bens e serviços”.

“Nesse contexto, o engenheiro se dedica à gestão dos sistemas produtivos com o intuito de otimizar processos, observando fatores como a qualidade, a eficiência e o custo de produção dos produtos ou serviços, por exemplo”, destaca.

Dallaqua comenta, ainda, como os profissionais da área podem contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos locais onde atuam. “Uma nação que conta com bons engenheiros tem a oportunidade de se desenvolver em todos os setores da economia, contribuindo para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e da competitividade frente aos países mais desenvolvidos”, ressalta.

 

Áreas de atuação

O professor listou as dez principais áreas nas quais um profissional formado em Engenharia de Produção pode atuar. Confira a lista a seguir:

  • Educação em Engenharia da Produção;
  • Engenharia de operações e processos de produção;
  • Engenharia da qualidade;
  • Engenharia da sustentabilidade;
  • Engenharia do produto;
  • Engenharia do trabalho;
  • Engenharia econômica;
  • Engenharia logística;
  • Pesquisa operacional;
  • Engenharia organizacional.

 

“Existem oportunidades de trabalho em diversas áreas, por isso é possível conciliar objetivos profissionais com propósitos e outras metas pessoais que o profissional possa vislumbrar ao longo da vida”, afirma Dallaqua.

E para exemplificar o quanto o curso de Engenharia de Produção pode ser abrangente, o professor trouxe alguns exemplos de executivos que se formaram nessa carreira e construíram verdadeiros impérios em diferentes áreas da Economia, como Tim Cook, presidente da Apple; Gideon Yu, que já ocupou os cargos de vice-presidente de finanças do Facebook e do Youtube; e Roberto Setúbal, ex-presidente do Itaú Unibanco.

 

Para saber mais sobre a carreira de Engenharia de Produção, acesse a Área Exclusiva do Aluno no site do Curso Etapa e confira a palestra na íntegra.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades