Em 2024, os alunos do Etapa conquistaram 190 aprovações internacionais, resultado recorde para o Colégio. Essas aprovações ocorreram em mais de 110 universidades distribuídas em quatro continentes: América do Norte, Ásia, Europa e Oceania. Países como Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Tchéquia e Suécia são alguns dos destinos escolhidos pelos alunos.
Com esse desempenho, a instituição se consolida como a escola que mais aprova no exterior, acumulando mais de 1300 aprovações internacionais em mais de 300 instituições de ensino superior. Confira a seguir alguns dos destaques de 2024:
Os Estados Unidos continuam sendo o principal destino dos alunos do Etapa, com mais da metade das admissões neste ano. Se analisarmos todo o histórico do Colégio em aprovações internacionais, mais de 70% das nossas aprovações foram para instituições do país, muitas delas acompanhadas de bolsas de estudos generosas.
Cornell University
Algumas das instituições em que tivemos aprovações em 2024 foram a Cornell University, o Georgia Institute of Technology, a Northwestern University, o Rochester Institute of Technology, a University of California: San Diego e a University of Southern California.
Apesar da predominância das aprovações em instituições dos Estados Unidos, as universidades canadenses estão se fortalecendo, ano após ano, como algumas das mais procuradas por nossos alunos. Com um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior, em 2024, alcançamos um recorde de mais de 50 admissões no país.
University of Toronto
Destacam-se instituições como a University of British Columbia (UBC) e a University of Toronto, universidades nas quais o Etapa já tem uma comunidade de ex-alunos, além da Brock University, da McGill University, da McMaster University, da University of Calgary e da York University, que vêm atraindo mais alunos nos últimos anos.
O Reino Unido também registrou um aumento notável de admissões em 2024. Entre as universidades nas quais nossos alunos foram admitidos estão a King’s College London, a Loughborough University, a University of Birmingham, a University of Bristol, a University of Cambridge, a University of Glasgow, a University of Manchester, a University of Sheffield e a University of Southampton.
Fundada há mais de 800 anos, a University of Cambridge é uma das universidades mais antigas do mundo que ainda está em funcionamento — sendo a segunda de língua inglesa. Possui ex-alunos notáveis em diversas áreas, como os físicos Isaac Newton, Robert Oppenheimer e Stephen Hawking; os atores Tom Hiddleston e Emma Thompson, além do rei Charles III e do príncipe William, membros da família real britânica.
University of Cambridge
Além do crescimento geral do número de aprovações em instituições britânicas, houve também um grande aumento do número de admissões sem a necessidade do foundation program — curso introdutório para a graduação, com cerca de um ano de duração. Neste ano, mais da metade dessas aprovações foram diretas.
“Grande parte das universidades do Reino Unido não reconhece o Ensino Médio brasileiro como equivalente ao dos países que compõem esse Estado, por isso, muitas vezes elas requerem que os nossos estudantes façam um foundation year. Contudo, houve um crescimento do número de admissões diretas para as universidades britânicas em 2024. Isso foi possível mediante aos resultados expressivos nos AP Exams e em exames padronizados como o SAT, graças à preparação oferecida pelo Setor Internacional”, explica Vítor Marconi, coordinator of college counseling do Colégio Etapa São Paulo.
Neste ano, celebramos também as primeiras admissões de alunos do Colégio Etapa em algumas universidades da Europa e da Oceania. Além das já citadas aprovações na Loughborough University, na University of Cambridge, University of Glasgow, University of Manchester e University of Southampton — todas no Reino Unido —, outras instituições europeias nas quais nossos alunos foram admitidos pela primeira vez são a Audencia Business School (França), Charles University (Tchéquia) e a Stockholm School of Economics (Suécia).
Considerada a melhor universidade da Tchéquia, a Charles University foi fundada em 1348, o que faz dela uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo. Entre os docentes notáveis que já ocuparam uma cadeira na universidade, destacamos o físico alemão Albert Einstein.
Também fortalecemos a nossa presença em instituições na Oceania ao conquistar nossas primeiras aprovações na Bond University e na University of Queensland, ambas na Austrália. “A University of Queensland, inclusive, faz parte do G8, grupo que reúne as oito melhores universidades australianas”, destaca Fernanda Fanganiello, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa Valinhos.