Não foi a primeira vez que Ana Carolina Zacharias de Oliveira passou no vestibular. Em 2009, ela, que fez o Ensino Médio no Colégio Etapa, foi aprovada no curso de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). “Eu vivi anos maravilhosos no Colégio. Gostava muito de estudar aqui! Por isso, quando optei por uma nova carreira, decidi voltar”, afirma.
A estudante retomou os estudos no Etapa em 2019, dessa vez no curso pré-vestibular, para se preparar para os exames de Medicina. “Escolhi essa profissão por conta do lado humano. Quero ajudar as pessoas”, destaca.
A ex-aluna da turma de Medicina Integral do Etapa foi aprovada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela afirma que a sensação de conquistar a tão sonhada vaga foi tão intensa quanto na primeira vez. “Não há como descrever. É maravilhoso ver o trabalho de um ano inteiro sendo recompensando. E eu tive a felicidade de passar por isso duas vezes”, comemora.
Ana Carolina destaca que a preparação para a redação foi um dos pontos cruciais para a sua aprovação. “Treinar muito para essa prova e corrigir os textos no plantão de dúvidas foi fundamental. Eu cheguei mais tranquila e preparada no dia do exame, conquistando a nota máxima na redação da Unifesp”, conta.
O apoio dos professores e da família, especialmente da mãe e das irmãs, também fez a diferença. A estudante ainda destaca o serviço de tutoria oferecido pelo curso Medicina Integral do Etapa. “Foi muito importante contar com as orientações de profissionais que já passaram por esse mesmo processo”, afirma.
Para Ana Carolina Zacharias de Oliveira, a autoconfiança e a dedicação são a chave para conquistar uma vaga na faculdade. “Não desista dos seus sonhos, tenha uma rotina fixa de estudos e, sobretudo, tenha persistência e acredite em você”, conclui.