O Projeto de Vida é um dos pilares das mudanças implementadas no Ensino Médio que têm o intuito de adequar a educação básica às novas dinâmicas da sociedade e do mercado de trabalho. Sendo assim, trata-se de uma estratégia pedagógica que promove autoconhecimento a fim de orientar o aluno no desenvolvimento pessoal, social e profissional.
Esse projeto faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — documento que estipula o conteúdo e as habilidades exploradas pelas escolas —, sendo uma das dez competências que os alunos devem desenvolver.
Continue a leitura deste artigo para entender melhor o que é o Projeto de Vida e qual a sua importância.
O Ensino Médio é o ciclo educacional que prepara os jovens para enfrentar desafios como o ingresso na universidade, o mercado de trabalho e a vivência adulta de forma geral. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental, que não se resume a passar conhecimentos acadêmicos aos estudantes. Ela deve assegurar que esses adolescentes irão desenvolver as competências socioemocionais necessárias para que possam fazer as melhores escolhas em suas vidas pessoais e profissionais.
“É nesse contexto que surge o Projeto de Vida, oferecendo aos estudantes a oportunidade de refletir sobre o cotidiano e considerar suas experiências pessoais como material para novos aprendizados. A atividade tem o propósito de demonstrar como as vivências do dia a dia e a trajetória escolar podem influenciar na construção do indivíduo”, explica Elaine Lizeo, coordenadora da disciplina Projeto de Vida do Colégio Etapa.
Portanto, essa atividade pedagógica tem o papel de auxiliar os adolescentes a se tornarem pessoas autônomas, críticas e responsáveis. Na prática, ela contribui para o desenvolvimento dos estudantes em três pilares:
O papel da escola é oferecer conhecimento e suporte adequado para que os jovens possam enfrentar as responsabilidades da vida adulta em sociedade.
Nesse sentido, o Projeto de Vida no Ensino Médio contempla uma diversidade de saberes que ajuda os estudantes a conhecerem melhor a si mesmos e o mundo à sua volta. Por sua vez, essa percepção da realidade é fundamental para que os adolescentes se sintam mais preparados ao tomar decisões no futuro.
“Em resumo, essa atividade oferece o conhecimento e as ferramentas básicas para que os estudantes possam definir metas e implementar as ações necessárias para realizar seus sonhos, estando cientes de suas potencialidades e dos aspectos que precisam aprimorar”, diz Lizeo.
Não há um direcionamento rígido sobre como o Projeto de Vida deve ser trabalhado nas escolas, porém, existem duas possibilidades:
“O professor da disciplina Projeto de Vida deve assumir o papel de facilitador, incentivando os estudantes a realizarem reflexões contínuas sobre os temas discutidos em aula e sobre a sua aplicação dentro e fora da escola. Além das análises individuais, as atividades precisam contar com exercícios coletivos de contemplação, que podem ser desenvolvidos por meio de apresentações, rodas de conversa e trabalhos em grupo”, afirma a professora.
A partir das conclusões obtidas no decorrer dessas reflexões, os jovens devem criar um plano e implementar as ações necessárias para que possam transformar seus sonhos em realidade. “Uma das etapas do Projeto de Vida é permitir que os estudantes assumam o papel de protagonistas de suas histórias, colocando em prática o conhecimento adquirido”, finaliza Lizeo.
Você sabia que o Projeto de Vida também pode ser trabalhado na escola fora da sala de aula? Por meio de atividades extracurriculares, os estudantes podem trabalhar os três pilares propostos (pessoal, profissional e social). Confira o artigo sobre a importância das atividades extracurriculares e entenda de que forma elas complementam esse trabalho!