Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma cartilha com diretrizes para o desenvolvimento saudável das crianças. Entre as recomendações, o documento sugere que o hábito da leitura seja estimulado desde o primeiro ano de vida, por meio da contação de histórias. O nível de complexidade dos livros deve acompanhar o crescimento dos pequenos.
O incentivo à leitura precisa ocorrer em todas as fases da infância e é ainda mais importante após a alfabetização da criança, considerando os ganhos proporcionados pela atividade para a evolução psicossocial, o desenvolvimento de competências socioemocionais, a formação crítica e a reflexão sobre situações do cotidiano.
“A leitura é parte essencial do processo de alfabetização e de letramento dos estudantes. Por isso, estimular esse hábito ajudará as crianças a irem além da pura decodificação do texto e a desenvolverem a compreensão sobre o que estão lendo”, afirma Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mariana.
Quer saber como você pode contribuir para que seu filho desenvolva o gosto pela literatura e, ainda, quais são os livros indicados para cada faixa etária? Então continue a leitura deste artigo!
O ideal é que os pais e a escola realizem um trabalho conjunto, apresentando aos pequenos obras literárias que os ajudem a desenvolver novas habilidades.
Geralmente, as sessões de leitura realizadas pelos pais constituem o primeiro contato das crianças com o universo da leitura. Quando as experiências são prazerosas e associadas a memórias afetivas, a adoção desse hábito acontece de forma natural e positiva. Para construir esses vínculos, os familiares podem incluir algumas atividades na rotina dos pequenos:
A escola, por sua vez, pode oferecer suporte à família durante esse processo, incentivando o interesse pela literatura infantojuvenil e convidando os estudantes a refletirem criticamente sobre os temas dos livros e a formularem análises de forma autônoma.
Dessa forma, as salas de aula serão um espaço fértil para a troca de experiências sobre o que foi lido, enquanto os professores podem indicar novas obras e, assim, despertar a curiosidade das crianças de maneira espontânea e lúdica.
Os coordenadores pedagógicos do Colégio Etapa listaram 12 obras que podem contribuir para o aprendizado e fomentar o hábito da leitura entre as crianças, considerando a faixa etária e o nível de conhecimento dos pequenos. Confira!
Indicado para crianças a partir de 6 anos
O livro conta a história de dois irmãos gêmeos que trocam as letras o tempo todo e confundem as coisas ao seu redor. A narrativa propõe conscientizar as crianças sobre as particularidades da nossa ortografia de forma divertida e com textos curtos.
Indicado para crianças a partir de 6 anos
O livro aborda a importância de valores como o respeito e a empatia, por meio do personagem Pedrinho Pintor – um coelho que gosta de vestir roupas muito coloridas, mas que nem sempre é aceito pelos animais ao seu redor.
Indicado para crianças a partir de 7 anos
A obra narra as aventuras de um carteiro que passeia pelos contos de fadas entregando cartas para personagens famosos como o Lobo Mau e tomando um chá com a Alice no país das maravilhas.
A interatividade do livro torna a experiência muito interessante, pois o livro acompanha cartas de diversos tamanhos e uma lupa, para que o leitor possa explorar mapas e bilhetes, enquanto aumenta o repertório vocabular.
Indicado para crianças a partir de 7 anos
Com base em uma memória de infância, o autor conta a história de um menino fã de Robinson Crusoé, o personagem que narra suas aventuras de 28 anos vivendo em uma ilha remota. O enredo permite que o leitor compreenda o conceito de fantasia e use a imaginação para se envolver na riqueza da história e desbravar o universo mágico da ilha do marinheiro.
Indicado para crianças a partir de 8 anos
Ao se deparar com uma difícil pergunta: “De que pele estamos falando quando dizemos que um lápis é ‘cor de pele’?”, a personagem Coraline embarca em uma jornada rumo ao mundo das cores. O livro aborda conceitos de diversidade à medida que a personagem reconhece a pluralidade e a beleza que existe na cor de cada um.
Indicado para crianças a partir de 8 anos
Essa obra conta a história de um menino que adora ficar com sua avó. Certo dia, ele tem a oportunidade de costurar uma colcha com retalhos repletos de lembranças. O livro resgata a importância das memórias para a construção da identidade e é uma ótima oportunidade para estimular a reflexão sobre sentimentos como a saudade.
Quem não sente saudades das histórias contadas pelas avós? Zu não sente, pois, além de ouvir as histórias, ele participa delas na companhia de sua avó. Neste livro, Zu e sua avó passeiam, resolvem desafios matemáticos, fazem experimentos de Ciências e até truques de mágica, sempre com muito bom humor e diversão!
Indicado para crianças a partir de 9 anos
Um duelo inusitado acontece quando o cavaleiro da Távola Redonda e o maior cangaceiro do Brasil se encontram. O enredo apresenta rimas de Cordel associadas à narrativa medieval, reunindo um excelente repertório cultural.
Indicado para crianças a partir de 9 anos
O livro narra a história do menino Vítor e as descobertas sobre seus antepassados originários do continente africano. A obra destaca a importância da preservação da memória e da história de um povo, por meio de fatos como a chegada dos escravizados ao Brasil. O leitor é convidado a conhecer a cultura desses povos e as suas influências na comida, na dança e na música brasileira.
Indicado para crianças a partir de 10 anos
Pilar é uma garota que sonha em viajar o mundo e, com sua rede mágica, tem a oportunidade de realizar esse desejo. Em visita à Amazônia, imersa nas riquezas naturais do nosso país, vive grandes aventuras e faz diversas reflexões sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Indicado para crianças a partir de 10 anos
Uma aposta milionária fez com que Phileas Fogg e seu criado, Jean Passepartout, tentassem dar a volta ao mundo em 80 dias. A história se passa em uma época na qual não existiam aviões ou as tecnologias que temos hoje, o que torna a narrativa ainda mais interessante.
Esse clássico da literatura infantil incentiva as crianças a explorarem a musicalidade, o ritmo e a sonoridade das palavras por meio da poesia. A obra utiliza elementos lúdicos para retratar situações do cotidiano e estimular a imaginação dos pequenos.
Gostou das nossas indicações de livros para crianças? Então, confira o artigo 5 dicas de como fazer seu filho gostar de ler e saiba mais sobre como você pode estimular o hábito da leitura dentro de casa!