A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere que os conteúdos trabalhados durante a Educação Básica possuam uma progressão espiralada. Mas você sabe o que isso significa?
A estratégia pedagógica da espiral do aprendizado propõe que um assunto seja revisitado pelo estudante ao longo da sua vida escolar, trabalhando com diferentes níveis de complexidade e estimulando o aprofundamento dos conhecimentos.
Quer saber mais? Então continue a leitura para entender melhor o que é, como funciona e quais são as vantagens do ensino em espiral.
A BNCC define o conjunto de assuntos, competências e habilidades que devem ser trabalhados durante a fase escolar. Contudo, o documento não determina como as instituições de ensino básico devem promover esses aprendizados. As escolas possuem liberdade para escolher a estratégia pedagógica que vão utilizar, ou seja, a forma que os conteúdos, competências e habilidades serão trabalhados no dia a dia dos estudantes.
Existem inúmeras opções de metodologias educacionais que podem ser utilizadas. A mais tradicional aborda os assuntos de forma compartimentada. “Nessa lógica, o professor trabalha um conteúdo do começo ao fim e, depois, passa para outro, sem a necessidade de estabelecer uma conexão entre eles. Contudo, há evidências de que o ser humano aprende melhor quando o conhecimento é integrado, possibilitando ao estudante uma visão global sobre cada tópico”, afirma Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa.
Nesse sentido, o Grupo Educacional Etapa decidiu adotar o ensino em espiral desde a sua fundação, há mais de 50 anos. “Estudos do campo da Neurociência já comprovaram que o cérebro humano conquista um nível maior de aprofundamento e de fixação quando os assuntos são apresentados em diferentes momentos, com abordagens e visões distintas. E a espiral do conhecimento aplica essa estratégia no dia a dia da escola”, destaca Motta.
Um exemplo de estudo sobre essa metodologia é a tese do psicólogo americano Jerome Bruner, proposta a partir dos anos 1960. Segundo o doutor em Psicologia pela Harvard University, os estudantes precisam perceber os conteúdos de forma completa, considerando seus problemas, suas relações e as lacunas que devem ser preenchidas. Só assim, nas palavras dele, o ensino pode ser considerado significante e relevante.
Estudos sobre a espiral do aprendizado demonstram que podemos ensinar os conteúdos de todas as disciplinas para qualquer estudante e em qualquer estágio de desenvolvimento. Mas como isso é possível?
Basicamente, a escola deve levar em consideração as diversas etapas de formação intelectual de cada indivíduo. “Quando o professor aborda um tema mais avançado, os estudantes precisam ter um conhecimento prévio para conseguir acompanhar a aula. Portanto, é fundamental considerar os desdobramentos que já foram trabalhados anteriormente sobre aquele assunto, para adicionar uma nova camada de conhecimento”, afirma Edmilson Motta.
Consequentemente, a revisão e a revisitação de conteúdos são uma parte essencial do currículo espiralado, pois é por meio delas que as diferentes “camadas de conhecimento” são apresentadas aos estudantes. “Um assunto nunca é trabalhado uma única vez, mas volta a ser abordado em outros semestres ou anos, e de forma cada vez mais aprofundada”, explica Motta.
Ademais, essa estratégia pedagógica também permite que os estudantes tenham acesso a diversas perspectivas sobre um mesmo conteúdo. “A espiral do aprendizado possibilita que uma temática seja apresentada por diferentes professores, com visões e enfoques distintos. Portanto, um assunto pode ser abordado de forma interdisciplinar em diferentes matérias”, pontua Motta.
“Um exemplo disso é o estudo sobre o planeta Terra, que pode ser trabalhado com naturalidade em Física e em Geografia. Já a Ecologia é um tema que pode ser abordado nas aulas de Biologia e de Geografia”, complementa o coordenador.
Um dos principais benefícios da programação espiralada é o fato de ser uma metodologia ativa de aprendizagem, pois ela permite a participação do estudante durante o ensino, despertando a sua curiosidade e estimulando tanto a criança quanto o jovem a explorar diferentes alternativas.
“Essa estratégia pedagógica também possibilita explorar um tema com mais profundidade, pois esse método inclui um tempo de maturação, permitindo que a fixação dos conteúdos seja naturalmente maior. Por meio do ensino em espiral, aprende-se mais em todos os sentidos, tanto no que diz respeito à amplitude do conhecimento quanto ao nível de complexidade”, afirma Edmilson Motta.
Mais do que "passar a matéria", há uma preocupação com a consolidação do conhecimento e a formação global das crianças e dos adolescentes, criando uma espiral crescente do aprendizado.
Além de favorecer o aumento do desempenho escolar, essa estratégia pedagógica contribui para que os estudantes desenvolvam o hábito de estudar, uma vez que são incentivados a identificar problemas, elaborar perguntas, formular explicações e construir novos significados. E a combinação dessas ações faz parte de algumas das técnicas de estudo mais indicadas para crianças e adolescentes.
Gostou de saber mais sobre o que é, como funciona e quais são as vantagens do currículo espiralado? Então descubra a importância da abordagem multidisciplinar na escola.