Columbia University, na Johns Hopkins University, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), na Northwestern University, na University of Pennsylvania e na Williams College
Vinícius Figueira Armelin tem 17 anos e morou com os pais em Minas Gerais e em algumas cidades da região metropolitana de São Paulo até se estabelecer em Valinhos (SP), depois de ter feito o Desafio Etapa e conquistado uma bolsa de estudos para cursar o Ensino Médio. “Logo que cheguei ao Etapa fui apresentado às aulas preparatórias para olímpiadas e o interesse foi imediato”, conta.
O aluno tem o chamado “perfil olímpico”, termo que se refere a quem dedica a maior parte do tempo aos estudos com objetivo de conquistar os primeiros lugares nos rankings das olimpíadas estudantis. “A participação em olimpíadas científicas transformou a minha vida. Por meio das competições, eu descobri a minha vocação e construí um currículo atrativo para as universidades internacionais”, ressalta.
Desde então, Vinícius tem feito história. Nos últimos dois anos, ele conquistou mais de 35 medalhas em olimpíadas científicas para estudantes, incluindo a inédita medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada Internacional de Química 2018, na República Tcheca; a medalha de ouro (Top Gold*) na Olimpíada Ibero-Americana de Química 2018, em El Salvador; e a medalha de ouro, com a inédita nota 10, na Olimpíada de Química de São Paulo 2018.
Até o final de 2018, Vinícius assistia às aulas regulares do 3º ano do Ensino Médio e participava da prática de laboratório e dos treinamentos específicos para olimpíadas no Colégio Etapa. Porém, ele nunca deixou de lado os hobbies – jogar basquete, correr, ler e assistir às suas séries preferidas.
Inspiração para outros alunos que sonham com medalhas e aprovações internacionais, Vinícius afirma que este é um trabalho de longo prazo. “Tenho me preparado para as competições desde o início do Ensino Médio, sempre concentrado em me classificar para a Olimpíada Internacional de Química (IChO) e entrar na universidade dos meus sonhos. Tudo o que conquistei é resultado de muita dedicação, disciplina e esforço, além da infraestrutura e dos professores do Colégio Etapa” afirma.
Vinícius, que irá estudar no Massachusetts Institute of Technology2 (MIT) - um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo - já tem planos para o futuro. “Quando concluir a graduação, pretendo iniciar um doutorado para trabalhar em projetos de pesquisa”, comenta.
1Medalha destinada ao participante com a melhor nota entre os medalhistas de ouro.
2Primeira posição no ranking QS World University Rankings pelo sétimo ano consecutivo entre 4500 universidades do mundo inteiro.