O Colégio Etapa realizou o VII Simula Etapa entre os dias 16 e 18 de junho. Cerca de 120 alunos das unidades Valinhos, Vila Mariana e Vila Mascote participaram dessa edição, que contou com a presença do Excelentíssimo Sr. Ranko Vilović, embaixador da Croácia no Brasil.
O Simula Etapa, coordenado pela professora Simone Motta, é o principal evento do calendário do Etapa Model United Nations (Emun) — atividade extracurricular na qual os alunos simulam a participação em comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), propondo soluções para temas contemporâneos ou de importância histórica.
O Simula Etapa deste ano foi realizado em parceria com a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, cujo diretor Vitor Passoni cedeu o campus da Rua Apeninos. O evento foi realizado em modernas instalações para as simulações e para a solenidade de abertura. A edição de 2022 marca o retorno das atividades para o formato presencial, após dois anos das medidas de isolamento impostas pela pandemia da Covid-19.
“A despeito de os alunos terem conseguido realizar muitas coisas legais na modalidade on-line das edições anteriores, estamos felizes pelo retorno dos eventos presenciais, que impulsionam ainda mais o diálogo e o exercício da empatia. Essas interações entre os alunos são essenciais, pois enriquecem os debates propostos pela simulação”, afirma o professor Raudiner Santos, responsável pelo Emun no Colégio Etapa Valinhos.
Além de simbolizar um recomeço para as unidades Valinhos e Vila Mariana, essa edição também é especial para os alunos da Vila Mascote, que estão participando pela primeira vez de forma presencial — e muitos deles também estão estreando no universo das simulações.
“Para mim, o contato com os participantes das outras unidades é tão importante quanto a participação nos eventos de simulação. A troca de experiências é muito benéfica para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos”, completa o professor Gustavo Miadaira, responsável pelo Emun no Colégio Etapa Vila Mascote.
Outra novidade é que o Simula Etapa de 2022 contou com a cobertura fotográfica e em vídeo dos alunos do projeto Cria — outra atividade extracurricular do Colégio Etapa, que possibilita ao aluno experiências em áreas como Artes Plásticas, Audiovisual, Dança, Escrita, Fotografia, Latim, Música e Teatro. Os jovens, que foram supervisionados por seus professores, abrilhantaram ainda mais o evento por meio do empenho e da dedicação com que trabalharam nesse registo.
Como forma de celebrar o retorno do evento ao modelo presencial, a cerimônia de abertura contou com o discurso do embaixador croata Ranko Vilović, no qual ele abordou o papel e a trajetória de um diplomata e, ainda, esclareceu as dúvidas dos alunos sobre essa carreira.
“Além de apresentar a vivência prática da diplomacia, o embaixador atribui uma espécie de solenidade ao evento. Sem dúvidas, isso demonstra o amadurecimento daquele projeto que começou há sete anos, com poucos participantes, mas que hoje inspira dezenas de alunos em todas as unidades”, observa o professor Luiz Carlos Dias, responsável pelo Emun no Colégio Etapa Vila Mariana.
Para Ranko Vilović, atividades como o Simula Etapa são muito importantes para os estudantes, em especial aqueles que pretendem seguir carreira no Itamaraty. “As simulações da ONU colocam os jovens em contato com esse tipo de ambiente e de dinâmica. Assim, quando participarem de comitês profissionais, saberão o que esperar e poderão se concentrar no que devem fazer”, explica o embaixador.
O Simula Etapa foi composto por sete comitês, que exigiram dos alunos diversos níveis de conhecimento. Já o Comitê de Imprensa noticiou os principais acontecimentos do evento, realizando a cobertura jornalística e apurando os motivos dos posicionamentos dos delegados que integraram as mesas.
A Comissão sobre a Situação das Mulheres (UNCSW) abordou os desafios e os impactos aos direitos humanos com o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão, enquanto o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) deliberou sobre como a indústria da moda afeta as economias dos países.
O Historical Committee, realizado integralmente em língua inglesa, discorreu sobre a política estrangeira da administração de George H. W. Bush (1989-1993). Já o Gabinete de Crise abordou a Aids na África do Sul no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Além disso, o Comitê Temático refletiu sobre a importância da Tropicália — movimento cultural brasileiro que aconteceu entre 1968 e 1969.
Por fim, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o caso Ellwanger. Nele, o comitê deveria chegar a uma conclusão sobre o pedido de habeas corpus de Siegfried Ellwanger Castan, acusado de escrever, editar e publicar livros com conteúdo antissemita.
Além de promover o Concurso de Redação do Simula Etapa, o evento ofereceu aos alunos mais uma novidade: o Concurso de Artes. Os três alunos que produziram as redações mais bem avaliadas, assim como as três jovens cujas obras artísticas se destacaram, puderam expor seus trabalhos na cerimônia de encerramento do evento.
O Concurso de Artes foi inspirado no modelo realizado pelo Yale Model United Nations (YMUN). No caso do Etapa, os participantes precisaram produzir obras que remetessem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, divididas em três categorias: “Artes Performáticas”, “Artes Plásticas” e “Fotografia ou Arte Digital”.
Já o Concurso de Redação também apresentou a temática do Modernismo. Os textos orientadores eram duas frases dos escritores brasileiros Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
“Eu sou comunicativo e sempre gostei de expor meus ideais. Por conta disso, me interessei de imediato pelo Simula Etapa. Acredito que o evento é uma oportunidade incrível, especialmente para incentivar o diálogo, que é uma das melhores técnicas para a resolução de problemas. Os temas das mesas são sensacionais e eu tenho certeza de que essa é uma experiência muito edificante.”
Luís Henrique Etechebere Bassa, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Etapa Vila Mariana.
“Eu participo do Emun e do Simula Etapa desde o 9º ano do Ensino Fundamental, e acredito que eles, de fato, me ensinaram a trabalhar em grupo. O maior aprendizado é ouvir as pessoas, em vez de apenas escutá-las. Assim, consigo compreender por que as opiniões divergem e propor uma conclusão satisfatória para todas as partes.”
Felipe Saneshima Brasil Barbosa, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa Valinhos.
“Esse é o meu segundo Simula Etapa, sendo que eu fui a única aluna da Vila Mascote a participar da edição virtual que ocorreu no ano passado. Na época, fui muito bem recebida pelos participantes das outras unidades e consegui aprender bastante. Em 2022, conseguimos formar um grupo maior e está sendo incrível participar de forma presencial.”
Vivian Felicio Guedes Garcia da Silveira, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa Vila Mascote.