MATRÍCULAS

Receba informações

Atividades Extracurriculares Eventos

VI Simula Etapa tem recorde de participação

Por Colégio Etapa em 24/06/2021
Cerca de 150 alunos participaram do VI Simula Etapa.

O Colégio Etapa realizou o VI Simula Etapa entre os dias 2 e 5 de junho, com recorde de participação. Este ano, cerca de 150 alunos das unidades Valinhos, Vila Mariana e Vila Mascote se reuniram de forma on-line para debater temas contemporâneos e de importância histórica, a partir da simulação das reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Simula Etapa é o principal evento do calendário do Etapa Model United Nations (EMUN), atividade extracurricular na qual os alunos do Colégio Etapa participam de simulações com o intuito de desenvolver novas habilidades, como a negociação, a oratória e o trabalho em equipe, por exemplo.

Em 2021, o evento contou com duas novidades: a primeira foi a realização de um concurso de redação, inspirado na premiação do Harvard Model United Nations (HMUN), no qual os alunos precisaram refletir sobre os valores da simulação e conectar essas ideias às frases sugeridas pelo comitê organizador. Como recompensa, os autores dos três melhores textos puderam lê-los durante a cerimônia de abertura. Além disso, tivemos a primeira mesa de debates integralmente realizada na língua inglesa.

“Depois de cinco anos, continuar fazendo história é um verdadeiro desafio. Por isso, o VI Simula Etapa marca o início de um novo ciclo, no qual nós modificamos a identidade visual do evento e pensamos em estratégias para atrair ainda mais alunos. E, ainda que o Simula tenha ocorrido exclusivamente no ambiente virtual, criamos todas as condições para que os participantes alcançassem o desenvolvimento pedagógico proporcionado pelo universo da simulação”, afirma Luiz Carlos Dias, professor responsável pelo EMUN nas unidades Vila Mariana e Vila Mascote. 

“Apesar da distância física, nós também fizemos diversos esforços para recriar a atmosfera de confraternização, que é tão característica das edições presenciais. Entre as iniciativas, realizamos uma festa junina surpresa e organizamos gincanas entre os alunos participantes”, completa Raudiner Santos, professor responsável pelo EMUN no Colégio Etapa Valinhos.

 

O que dizem os participantes do Simula Etapa

“Me interessei pelo EMUN após participar de uma palestra ministrada pelo professor Luiz, o que fez com que eu me inscrevesse no Simula e pesquisasse para saber mais sobre o universo das simulações, com o intuito de melhorar minha argumentação e oratória. Além disso, gosto de pensar no amadurecimento que o Simula e o EMUN podem me oferecer, contribuindo para a formação do meu caráter e incentivando a prática do respeito ao próximo, que é essencial nos debates e, especialmente, na vida.”
Nicholas Ávila Suzuki, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Etapa Vila Mariana.

O EMUN contribui não só no meu desenvolvimento acadêmico, como também é uma peça-chave para a minha evolução pessoal, ao desenvolver competências como a articulação, a comunicação, a cooperação, a escuta e a oratória, por exemplo. Durante o Simula, nós tivemos a oportunidade de demonstrar todos esses conhecimentos na companhia dos nossos colegas e, ainda, pudemos conhecer alunos de outras unidades, que compartilharam experiências valiosas para o nosso aprendizado. ”

Clarice Libanio Grigolon, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa Valinhos.

 

Confira os principais destaques do VI Simula Etapa:

Assembleia Geral da ONU para Assuntos Sociais (SOCHUM) – “O impacto das mudanças climáticas sobre as mulheres”

Essa mesa debateu os impactos dos desastres naturais sobre a população feminina ao redor do mundo, sob abordagens sociais e raciais, presentes especialmente nas nações em desenvolvimento.

 

Comitê de Imprensa

Os participantes desse comitê foram responsáveis pela cobertura jornalística do evento, apurando e analisando criticamente as decisões geopolíticas das nações participantes das mesas. Para isso, os integrantes produziram reportagens, charges, poemas, crônicas, entre outros materiais, que foram publicados no jornal também elaborado por eles.

 

Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) – “Direitos Humanos e diretrizes para empresas” (em inglês)

Nessa mesa, os alunos debateram o papel das Nações Unidas para a conscientização das empresas quanto à aplicação dos acordos internacionais de Direitos Humanos, com o intuito de garantir o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Esta foi a primeira vez que o Simula realizou uma mesa totalmente em inglês, visando preparar os participantes para os eventos internacionais dos quais participamos.

 

Gabinete de Guerra – “Euromaidan: a revolução da dignidade”

Essa mesa debateu os efeitos da instabilidade econômica vivida pela Ucrânia em 2013, que tiveram diversas consequências geopolíticas, afetando, inclusive, os acordos de livre comércio com a União Europeia (UE).

 

Organização Mundial da Saúde (OMS) – “Caminhos para a desconstrução de estereótipos em relação à saúde mental”

Essa mesa debateu os estigmas relacionados aos transtornos mentais e como isso prejudica o atendimento aos doentes dessas enfermidades, especialmente durante a pandemia.

 

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – “Os impactos ambientais da exploração do petróleo”

Nessa mesa, os participantes debateram o papel do petróleo para os sistemas econômicos mundiais e quais são as possibilidades relacionadas à substituição desse combustível fóssil por matrizes renováveis.

 

Supremo Tribunal Federal (STF) – “Financiamento de campanha: uma obrigação pública?”

Essa mesa debateu a criação do Fundo Eleitoral, que gerou discussões na sociedade devido ao uso do dinheiro público para financiar campanhas em meio a um período de austeridade fiscal. Nesse contexto, os alunos simularam os papeis dos ministros do STF, procuradores da república e advogados da União, que discutiram a constitucionalidade dessa iniciativa.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades