O Colégio Etapa Valinhos realizou uma cerimônia de troca de faixas de Judô no dia 12 de novembro. Aberto ao público, o evento contemplou alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e permitiu que os familiares dos judocas fizessem a entrega dos novos kyus¹.
“A prática do Judô no Colégio Etapa apoia-se em três pilares fundamentais: estudo, família e treinamento. A troca de faixa demonstra a evolução dos alunos durante o treino. O judoca deve lembrar que o seu dever e a sua responsabilidade aumentam a cada kyu conquistado”, ressalta César Henrique da Silva, professor de Educação Física do Colégio Etapa Valinhos.
A arte marcial de origem japonesa, cujo nome pode ser traduzido para o português como “caminho suave”, trabalha aspectos que incluem a autoconfiança, o autocontrole, o condicionamento físico, a disciplina e a ética. “O Judô estimula a autonomia dos nossos alunos e os benefícios para as crianças e os adolescentes estão relacionados especialmente ao desenvolvimento cognitivo e motor”, explica Silva.
Um dos propósitos do evento foi valorizar o apoio das famílias e agradecê-las pela confiança depositada no trabalho do Colégio Etapa. “A emoção que transpareceu nos semblantes dos judocas contagiou a todos, de modo que ver o brilho nos olhos de cada um dos nossos alunos no momento em que receberam a nova faixa pelas mãos de seus pais e responsáveis foi muito gratificante”, relata o professor.
Ao final da cerimônia, os judocas realizaram um juramento sob o qual prometeram honrar seus amigos, familiares e suas faixas, seguir o código de honra do esporte e não utilizar os conhecimentos do Judô de forma negativa.
Os alunos que se interessam pela prática esportiva podem se inscrever em diversas modalidades oferecidas pelo Colégio Etapa, incluindo as artes marciais. Em Valinhos eles podem praticar o Judô e nas unidades Vila Mariana e Vila Mascote , o Tae kwon do.
Acesse o nosso site para saber mais sobre os esportes oferecidos aos alunos de todos os ciclos.
¹kyus: termo japonês utilizado para diferenciar níveis de habilidade. No Judô, refere-se às faixas dos alunos não graduados.