“A minha formação no Etapa foi fundamental para que eu fosse aprovado no exterior”, explica Tiago Mambrim Flora, 18 anos, aprovado em duas instituições norte-americanas: Minerva Schools at KGI e a University of Pennsylvania (UPENN).
Tiago veio para o Etapa em 2014 para cursar o 9º ano do Ensino Fundamental II, por indicação da mãe, que buscava um ensino de excelência para o filho e por já sonhar com uma aprovação em universidades fora do Brasil. “Eu queria estudar nos Estados Unidos para me superar como aluno e também pela admiração que eu tinha por outros estudantes que conseguiram esse feito, como a Tábata Amaral de Pontes e o Henrique Vaz – ambos ex-alunos do Etapa”, comenta.
A variedade de atividades extracurriculares que o colégio oferece também o motivou a experimentar aulas de diversas áreas que o ajudaram a desenvolver as suas aptidões e o currículo para a tão desejada aprovação internacional, como as olimpíadas de Física, o Etapa Model United Nations (EMUN) – em que os alunos simulam reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas, o vôlei e os clubes de debate e cinema. Entre os seus melhores resultados em competições estudantis estão uma medalha de prata na competição International Young Physicist Tournament (IYPT) em 2017, e as participações nas simulações da ONU, Faccamp Model United Nations (FAMUN) e International Model United Nations (WIMUN), nas quais o Etapa venceu como melhor delegação de grande porte.
“Fora da escola meu maior hobby continua sendo estudar. Eu estabeleço metas de aprendizagem diárias em assuntos que me interessam, como línguas, programação e finanças e uso, principalmente, a internet como meio de aprendizado. Mas também gosto de assistir a seriados, praticar basquete e vôlei, ler e jogar videogame durante as férias”, complementa.
Para Tiago, o maior desafio do application, como é conhecido o processo de seleção para as universidades internacionais, foi conciliá-lo com os estudos para o vestibular das instituições brasileiras. “Escrever as essays* e fazer as provas obrigatórias são um processo mais longo e muito mais profundo de avaliação do que o vestibular. O Setor Internacional do Etapa teve um papel decisivo, pois me ajudou a organizar tudo”, afirma.
Tiago escolheu cursar a dupla graduação em Ciência da Computação e Ciências Sociais na universidade Minerva Schools at KGI, criada em 2012 pelo político e advogado americano, Ben Nelson, e dirigida por Larry Summers, ex-Presidente da Universidade de Harvard e ex-Secretário do Tesouro dos Estados Unidos. “Acredito que a minha graduação será uma experiência realmente global, com oportunidades de aprendizado, vivência e estágios por todo o planeta, com algumas das pessoas mais talentosas da minha idade. A Minerva é uma instituição jovem, com pessoas extremamente competentes e qualificadas”, destaca.
Aprovado nos cursos de Direito na Universidade de São Paulo (USP), e em Economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tiago já planeja os seus próximos passos. “Quero fazer mestrado em uma área relacionada à Economia e Análise de Sistemas Humanos e, eventualmente, uma graduação em Direito no Brasil. Profissionalmente, quero trabalhar no setor financeiro por alguns anos, mas também tenho interesse pela área de tecnologia e pelo setor público”, completa.
*Essays: redações obrigatórias no processo seletivo das universidades norte-americanas.