Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2019: Thomas Ross-White Bergamaschi

Escrito por Colégio Etapa | 27/06/2019 11:00:00

Massachusetts Institute of Technology

Thomas Ross-White Bergamaschi, 17 anos, chegou ao Colégio Etapa em 2016, com o objetivo de se preparar para o processo de seleção das universidades internacionais. Ele, que já morou por sete anos nos Estados Unidos, tinha o plano de voltar ao país para estudar, seguindo os passos do irmão, que também é ex-aluno do Etapa.

Thomas se identifica principalmente com as disciplinas que oferecem soluções objetivas para os problemas do dia a dia, como a Matemática e a Física. E, por conta dessa afinidade com a área de exatas e da dedicação aos estudos, ele conquistou oito medalhas em competições estudantis nacionais e internacionais: Olimpíada Paulista de Física (OPF) - prata em 2016 e ouro em 2017; Olimpíada Brasileira de Física (OBF) - ouro em 2016 e em 2017; Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) - bronze em 2016; Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) - prata em 2017; Physics Cup 2018 - medalha de prata, terceiro lugar na classificação geral da competição e o melhor resultado de um estudante do continente americano em toda a história do torneio; Olimpíada Internacional de Física (IPhO) - prata em 2018, com o melhor resultado entre os estudantes latino-americanos.

Foi durante as aulas preparatórias para os torneios estudantis no Colégio Etapa que Thomas descobriu a sua verdadeira vocação: a pesquisa. “Escrevi o meu primeiro artigo científico, que envolveu análises teóricas e experimentais sobre alguns conceitos de Física e, com esse trabalho, fui o primeiro estudante do continente americano a publicar um artigo na revista científica do IYPT”, lembra.

“A participação em competições também contribuiu para que eu escolhesse uma carreira na área de exatas e permitiu que eu transmitisse os conhecimentos que adquiri aos alunos de escolas públicas por meio de trabalhos voluntários”, comenta Thomas, que foi aprovado no Massachusetts Institute of Technology1 (MIT) em Early Action2, ou seja, no processo de admissão realizado antes do período regular, o que demonstra que a universidade tem muito interesse no aluno, pois ele teria grande chance de ser aceito em qualquer outra instituição de ensino conceituada.

 

 

Massachusetts Institute of Technology

Até o início das aulas no MIT, no segundo semestre de 2019, Thomas trabalha preparando os alunos do Etapa para competições estudantis e sonha com o futuro. “Depois que terminar a faculdade, pretendo me especializar no estudo dos supercondutores, que permitem a construção de trens mais velozes, entre outras coisas”, antecipa. 

 

1Primeira posição no ranking QS World University Rankings pelo sétimo ano consecutivo entre 4500 universidades do mundo inteiro.

2O Early Admission é o processo de admissão realizado exclusivamente pelas universidades americanas antes do período regular, em novembro. São duas as modalidades de Early Admission: Early Decision, na qual o aluno se compromete a efetuar a matrícula caso seja admitido; e Early Action, em que é possível participar do processo de admissão de várias instituições sem o compromisso de se inscrever em uma delas.