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Vestibular

Tendências do Vestibular para Geografia – Conteúdo e diversidade

Por Prof. Omar Fadil Bumirgh em 27/02/2018
Home-Curso_Tendencias_0004_Geografia

Apesar das diversas tendências do vestibular para geografia e variações de forma e conteúdo entre os exames selecionados, podemos constatar algumas características comuns, como:

  • uma grande abrangência do programa, pressupondo conhecimento do conteúdo referente à matéria do Ensino Fundamental e Médio;
  • marcante diversidade de assuntos a que se presta a disciplina de Geografia, que trata de aspectos naturais, humanos, econômicos, socioculturais, geopolíticos e ambientais; enfim, um típico exame de conhecimentos gerais;
  • uma tradicional divisão entre questões de Geografia do Brasil (problemas sociais e urbanos, ambientais e econômicos)  – agropecuária, indústria, transporte e recursos naturais fontes de energia e minérios –, além de domínios naturais, Geografia Geral (geopolítica – mundo contemporâneo –, cartografia, pedologia, geomorfologia, climatologia, geopolítica dos mares e oceanos, problemas ambientais, economia mundial – agropecuária, indústria, transportes e recursos naturais (fontes de energia e minérios), além de problemas populacionais (urbanos e sociais)e Geografia Regional do mundo (Estados Unidos, União Europeia, Rússia, Tigres Asiáticos e América Latina);
  • as provas, em sua maioria, apresentam o predomínio de questões de Geografia Geral e do Brasil, numa variação de 40% a 50% entre ambas, e Geografia Regional do Mundo (10%);
  • existência de questões de atualidade que supõem a informação sobre eventos e fatos recentes (inclusive nos meses imediatamente anteriores à prova) de âmbito nacional e internacional, tanto na política, como na questão das Coreias e do Brexit, quanto na economia e sociedade, com questões sobre a formação de blocos econômicos ou desindustrialização, e relacionadas à preservação do meio ambiente, como as sobre o Acordo de Paris;
  • grande número de questões que exigem do estudante a capacidade de compreensão e análise de textos, tabelas, gráficos e mapas;
  • as questões nos atuais vestibulares vêm privilegiando a interdisciplinaridade e temas que possam ser contextualizados. Dessa forma, mesmo temas tradicionais acabam tendo uma abordagem mais atual.

GEOGRAFIA – Conteúdo e diversidade (1)

 

Enem:

Prova com questões contextualizadas, atuais e interdisciplinares, apresentando ainda baixo a médio grau de complexidade, porém muito similar aos exames dos grandes vestibulares, principalmente em Geografia Física.

 

Tendências do Vestibular para Geografia.

           Tendências do Vestibular para Geografia.

 

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

Fuvest – 1ª fase:

A prova manteve o padrão de um exame com questões inteligentes e criativas, que exigem bom domínio dos conteúdos programáticos, capacidade de inter-relação entre os vários aspectos que compõem o espaço geográfico para melhor compreendê-lo, capacidade de interpretar mapas, imagens e textos; enfim, uma prova dirigida aos candidatos melhor preparados. A boa capacidade redacional foi fundamental.

 

A questão sobre as Coreias mostrou a importância de o aluno estar conectado com temas da atualidade, principalmente voltados à geopolítica.

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

A criatividade no uso de um esquema com o ciclo de formação das rochas, para que o aluno analisasse fatores geomorfológicos, marcou a prova da Fuvest, exigindo um bom domínio de um tema clássico de geografia física.

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

Unicamp:

Das três, foi a mais inteligente por exigir capacidade de análise, interpretação e domínio de conteúdo, também mesclando questões clássicas e atuais. Também pesou a boa capacidade redacional.

 

A questão sobre um assunto clássico, urbanização, mostrou a importância da geografia tradicional, com uma abordagem atual.

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

Fundamental a necessidade de redação para uma questão tão atual, sobre a discussão do welfare state (ou estado do bem-estar social).

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

Vunesp – 2ª fase:

Das provas, a mais simples e eficiente em sua avaliação, apresentando também questões interdisciplinares e contextualizadas.

 

Esta questão simples, de demografia, marcou a linha da prova.

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

A questão sobre a formação das ilhas de calor mostra a contextualização da prova com assuntos atuais.

Tendências do Vestibular para Geografia.

 

Leia as análises das demais disciplinas em http://www.etapa.com.br/tendencias/

 

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