Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2019: Serena Xiao Ying Qi

Escrito por Colégio Etapa | 06/06/2019 11:00:00

Tsinghua University

Serena Xiao Ying Qi, 18 anos, nasceu nos Estados Unidos, mas mora em São Paulo desde pequena. A jovem iniciou os estudos no Etapa ainda no Ensino Fundamental II, influenciada pela tradição do Colégio em aprovar alunos nos vestibulares brasileiros e nos processos de seleção no exterior.

Filha de professores chineses, Serena foi alfabetizada em Português e em Mandarim, por isso a decisão de estudar na Ásia ocorreu de forma natural. “A China possui uma cultura muito diferente da nossa e eu acredito que essa vivência contribuirá não só para o meu desenvolvimento acadêmico, mas também para a minha formação pessoal”, conta Serena, que foi aprovada no curso de Engenharia de Energia da Tsinghua University, localizada em Pequim, que é considerada a principal instituição de ensino superior da China e uma das melhores do mundo.

Ao longo do período em que estudou no Etapa, Serena participou de treinamentos para as olimpíadas estudantis de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química e Robótica – e ganhou diversas medalhas e menções honrosas.

As conquistas de Serena: Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) - duas medalhas de bronze (2014 e 2015) e duas medalhas de prata (2016 e 2017); Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - duas medalhas de bronze (2015 e 2016) e uma de prata (2018); Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP) - medalha de bronze (2018); Canguru de Matemática - duas medalhas de ouro (2012 e 2014) e uma de bronze (2015); Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) - menção honrosa em 2015; e Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).- medalha de prata em 2013.

“Eu sempre soube que deveria ter um currículo relevante para conseguir uma aprovação no exterior. Refleti sobre as minhas aptidões e compreendi que a participação nas olimpíadas era o meu ponto forte”, explica.

Mas não foi só fora do país que Serena foi aceita, ela também foi aprovada no curso de Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (USP).

Fora do Etapa, Serena gosta de música e de estudar artes e design. Segundo ela, esses momentos de descontração durante a preparação só foram possíveis com o apoio da família e do Setor Internacional. “O período do application1 é complicado, porque nós temos que produzir um portfólio atraente para as universidades e, ao mesmo tempo, lidar com a burocracia de reunir uma vasta documentação escolar. O Setor Internacional ofereceu não só o suporte acadêmico, como também me motivou a seguir em frente nos momentos difíceis”, ressalta.

 

 

Tsinghua University

Antes do início das aulas na Tsinghua University, Serena faz planos. “Quando terminar a graduação, pretendo voltar ao Brasil para empreender. Sou uma pessoa muito analítica e interessada em inovações tecnológicas, então quero identificar oportunidades de negócio e me dedicar a elas”, revela.

 

1Application: processo de seleção para as universidades internacionais.