Alunos do Colégio Etapa conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze na 13ª edição da Romanian Masters of Mathematics (RMM). Devido à pandemia da Covid-19, a competição ocorreu virtualmente entre os dias 11 e 16 de outubro, com a participação de 135 estudantes de 22 países.
Na RMM, os jovens competem individualmente em dois dias, nos quais eles têm 4h30 para responder duas provas teóricas com três questões cada. Com esse resultado, nossos alunos conquistaram todas as medalhas concedidas ao time brasileiro nessa edição do torneio.
Formada por seis integrantes, a equipe que representou o Brasil na RMM 2021 conquistou uma medalha de prata, duas de bronze e três menções honrosas, encerrando a competição em 11º lugar na classificação geral.
A RMM ocorreu pela primeira vez em 2007, com o intuito de estimular o estudo da Matemática entre os jovens das nações participantes, que foram selecionados considerando o desempenho que tiveram na última edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).
Podem participar da competição equipes de até seis estudantes, regularmente matriculados no Ensino Médio, acompanhados do líder da delegação e de professores observadores.
Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa investe na preparação de estudantes para as principais competições estudantis do Brasil e do mundo. Como resultado, nossos alunos já conquistaram mais de 8 mil medalhas e alcançaram feitos inéditos, especialmente em torneios de Matemática.
No caso da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior competição do mundo para estudantes do Ensino Médio, a nossa equipe olímpica conquistou cinco das dez medalhas de ouro concedidas aos estudantes brasileiros. Esse resultado é ainda mais expressivo se considerarmos o nível de dificuldade das provas e o número de estudantes que participam do torneio a cada ano.
Quer saber mais? Então confira a página de Competições Científicas do site do Colégio Etapa para ler tudo sobre os torneios dos quais participamos.