MATRÍCULAS

Receba informações

Eventos

Confira a programação da Multi Expo Valinhos

Por Colégio Etapa em 15/10/2019
Multi Expo Valinhos

O Colégio Etapa divulgou a programação da Multi Expo Valinhos, evento em que os alunos apresentam os principais trabalhos acadêmicos e artísticos realizados durante o ano letivo.

Uma das características da Cultura Etapa é oferecer oportunidades para que cada aluno possa se desenvolver nas atividades e nas áreas de seu interesse. A Multi Expo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas, como, por exemplo, música, dança, oratória, esportes, produção audiovisual, olimpíadas científicas, entre outros.

 

MultiExpo-VL_2019_E-banner_v1

 

Multi Expo Valinhos

  • Data: 26 de outubro de 2019
  • Horário: das 9h às 16h
  • Local: Colégio Etapa Valinhos - Rua Dr. Antônio Bento Ferraz, 95 - Dois Córregos, Valinhos – SP

 

Apresentações Itinerantes

Durante o evento, os alunos realizarão apresentações de canto e dança em áreas comuns do Colégio. Confira o conteúdo programático:

  • Laura Passoni e Cecília Matsuguma: “Power” (Little Mix ft. Stormzy);
  • Ana Júlia Cappellano: mix de músicas – “What is Love?” (TWICE); “Dalla Dalla” (ITZY); “Me gustas tu” (GFRIEND); “I’m so hot” (MOMOLAND); “Egotistic” (MAMAMOO);
  • Ana Júlia Cappellano e Letícia Stroeh: “Fight Song” (Rachel Platten);
  • Júlia Zanardo e Rafaella Kempeneers: “Lush Life” (Zara Larsson);
  • Marina Knecht: “Used to be” (AJ Mitchell) e “Radioactive” (Imagine Dragons);
  • Bianca Araújo e Júlia Abraão: “Read All About It” (Emeli Sande) 

 

Artes | Qual é a cor da pele do brasileiro?

Você já parou para pensar na cor da pele do brasileiro? A partir do incômodo dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I frente a cor da tinta "cor da pele", iniciamos um debate. Cor da pele de quem? De pergunta em pergunta, respostas e descobertas preparamos uma exposição com muitos tipos de pele para você. Venha ser de muitas cores!

 

Astronomia | Planetário Móvel

A cada sessão, os alunos da atividade de Astronomia apresentarão diferentes fenômenos astronômicos, como os meteoros, o pôr do sol, as nebulosas e, ainda, os resultados da equipe olímpica de Astronomia e Astrofísica.

Astronomia na Multi Expo

 

Atualidades

Ao longo do ano letivo, os alunos se reúnem periodicamente para analisar e compreender os principais fatos econômicos, políticos e sociais que estão sendo discutidos ao redor do mundo. Durante a Multi Expo, eles farão uma demonstração de como esses encontros funcionam.

 

Biologia

Os alunos do Ensino Médio farão demonstrações das atividades que aprenderam ao longo do ano. Eles explicarão como são feitos os nós básicos em cirurgias, a razão pela qual as pessoas gostam (ou não) de alimentos amargos, o uso dos recursos naturais e quanto cada indivíduo polui o planeta, entre outros temas.

 

Clube de Ciências

Nesta atividade, os alunos do Ensino Fundamental II realizam experimentos e executam projetos para compreender os principais conceitos do método científico.

Ao longo do ano letivo, eles estudaram sobre como as aves predadoras atacam lagartos, desenvolveram uma receita de slime mega flexível e reproduziram o experimento que o cientista Louis Pasteur fez para comprovar a biogênese, entre outras atividades. Durante a Multi Expo, eles apresentarão os resultados obtidos a partir desses experimentos.

Clube de Ciências na Multi Expo Valinhos

 

Clube de Cinema e Leitura

Os alunos do Clube de Cinema e Leitura discutem cenas de filmes e trechos de obras literárias relevantes para mostrar o que há por trás dos elementos de linguagem, fotografia, cor e repetições, que podem informar muito mais do que imaginamos.

Durante a Multi Expo, os alunos apresentarão os principais aspectos dos filmes que foram adaptados de livros. O título escolhido para a exposição é “O Grande Gatsby” (2013), escrito por F. Scott Fitzgerald e cujo protagonista, Jay Gatsby, foi interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio.

 

Clube de Debates

O Clube de Debates visa estimular a reflexão sobre grandes temas históricos e contemporâneos, a capacidade argumentativa e a tolerância às ideias diferentes e contrárias. 

 

Empreendedorismo e Finanças

Os grupos de Empreendedorismo e Finanças apresentarão planos de negócio baseados no modelo das startups e os visitantes poderão votar para escolher o melhor projeto.

 

Esportes

Durante a Multi Expo, os alunos do Colégio Etapa participarão de torneios esportivos em cinco modalidades: Basquete, Futsal, Natação, Showbol e Vôlei. Não deixe de assistir aos jogos!

Esportes na Multi Expo Valinhos

 

Estudos Humanísticos

Os alunos irão propor a reflexão sobre como as mulheres são retratadas nos veículos de comunicação: a vestimenta, os temas das revistas especializadas, os estereótipos que se formam a partir dessas narrativas, entre outros aspectos.

 

Etapa Maker

Criado em agosto de 2019, o Etapa Maker é o novo espaço do Colégio Etapa Valinhos para o desenvolvimento de projetos baseados na Cultura Maker, mais conhecida como a cultura do “Faça Você Mesmo”.

Durante a Multi Expo, os visitantes poderão fazer visitas guiadas para conhecer o espaço e as possibilidades de realização de projetos, além de participar de oficinas para a produção de chaveiros. 

 

Etapa Model United Nations (EMUN)

Os alunos da atividade extracurricular Etapa Model United Nations (EMUN) convidarão os visitantes da Multi Expo para descobrir como funciona uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) e como os países membros discutem e propõem soluções para os problemas mundiais. 

Na ocasião, também serão apresentados os principais resultados da delegação do Etapa em competições nacionais e internacionais de simulações da ONU.

 

Confira o conteúdo programático:

  • 9h30 - Comitê artístico: Tropicália;
  • 11h - Comitê histórico: Crise dos Mísseis;
  • 13h - Parlamento: Teste em animais (sessão aberta para a participação do público);
  • 14h30 - Tribunal Penal Internacional (TPI): Canibalismo.

 

Física

Os alunos demonstrarão, por meio de diversos experimentos, como a Física está presente no nosso cotidiano: um deles é o Tubo de Ruben, um experimento físico que possibilita a visualização das ondas sonoras. Além dessas atrações, haverá uma apresentação sobre os resultados conquistados pela equipe olímpica de Física ao longo do ano.

Física na Multi Expo Valinhos

 

Jardim Escolar

No primeiro semestre, as turmas do Fundamental I plantaram diversas hortaliças e especiarias na horta do Colégio e desenvolveram noções sobre ecologia, nutrição, trabalho em equipe, a preservação do meio ambiente, entre outros temas.

Durante a Multi Expo, os alunos realizarão uma cerimônia do chá, em que eles servirão doses da bebida e explicarão a origem desses condimentos e os benefícios que eles trazem para a saúde. 

 

Judô

Os alunos que praticam Judô demonstrarão aos visitantes as principais técnicas de projeção no solo, imobilização e defesa pessoal.

 

Línguas

No Conversation Club, os alunos farão uma demonstração da aula, com a realização de exercícios de conversação. O objetivo da atividade é discutir temas atuais que possam contribuir para a formação dos alunos e enriquecer o vocabulário deles no idioma.

Já a atividade extracurricular de Inglês realizará atividades baseadas no tema da Sustentabilidade, mais especificamente, da vida marinha. Os alunos explicarão, em inglês, os detalhes das pesquisas que eles fizeram sobre os oceanos, o consumo do plástico e os desafios para formar cidadãos mais conscientes.

Línguas na Multi Expo Valinhos

 

Linguística | Ye'pâ-masa

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas.  A celebração da existência desses idiomas é especial para o Brasil, que possui falantes de cerca de 200 línguas indígenas em seu território, número que nos posiciona entre os dez países mais multilíngues do planeta. 

Durante a Multi Expo, os alunos da atividade de Linguística apresentarão os dados e as características culturais que contribuem para a formação dos idiomas indígenas brasileiros. Além disso, haverá uma apresentação sobre os resultados conquistados pela equipe olímpica de Linguística ao longo do ano.

 

Neurociências

Os alunos do Ensino Médio apresentarão experiências e exercícios sobre como o cérebro está programado para reagir diante de alguns fenômenos externos. Haverá experiências sensoriais nas quais, entre outras coisas, o visitante, após tomar meio comprimido de miraculina, terá de provar e tentar adivinhar, apenas por meio do paladar, quais alimentos estava consumindo.

 

Olimpíada 1ª Etapa

A Olimpíada 1ª Etapa contou com a participação dos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental, que receberão as medalhas durante a solenidade de premiação na Multi Expo.

Ao longo da competição, os alunos assistiram às aulas preparatórias e realizaram provas de Biologia, Química, Física, Astronomia, Geografia, História, Matemática, Informática e Português.

Olimpíada 1ª Etapa na Multi Expo Valinhos

 

Projeto Cria | Artes Visuais

Os alunos do Ensino Médio irão propor uma reflexão sobre a intersecção entre as artes visuais e a moda.

As manifestações artísticas tradicionais, como o bordado, foram mescladas ao desenho livre, à pintura e às obras tridimensionais, partindo da análise das obras de artistas representativos do século XX, como o espanhol Salvador Dalí e os brasileiros Arthur Bispo do Rosário e Leonilson, por exemplo.

Esses artistas posicionaram as artes visuais frente à complexidade do mundo contemporâneo, utilizando o universo da moda como uma possibilidade criativa. 

 

Química | o ano internacional da Tabela Periódica

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica, em comemoração aos 150 anos da sua criação.

A Tabela Periódica é um guia que norteia o trabalho dos cientistas na manipulação dos elementos e no desenvolvimento de reações químicas para a criação de novos materiais.

Durante a Multi Expo, os alunos farão demonstrações que evidenciam as propriedades de alguns desses elementos. Entre outras atrações, teremos chamas coloridas, bolhas inflamáveis, balões explosivos, complexos metálicos de cores vibrantes, a revelação da impressão digital, sorvetes e balões de gás Hélio.

 

Recital de Violão

Durante a Multi Expo, os alunos apresentarão os conceitos aprendidos nas aulas de Violão por meio de músicas eternizadas por grandes intérpretes.

 

Confira o conteúdo programático:

  • Heitor Goya: música-tema de "Harry Potter" e “Parabéns para você”;
  • Giorgia Pieber: “Is This Love” (Bob Marley) e “Johnny B Goode” (Chuck Berry);
  • Eduardo Domingues Blanco: “Losing My Religion” (R. E. M.);
  • Carolina Bortot: “Is This Love” (Bob Marley) e “Portugal” (Kawe & Ananda);
  • Matheus Hartmann: “Here Comes The Sun” (The Beatles);
  • Thiago Peralta: música-tema de "A Bela e a Fera".

 

Recital de Piano

Durante a Multi Expo, os alunos apresentarão os conceitos aprendidos nas aulas de Piano por meio de músicas eternizadas por grandes intérpretes.

 

Confira o conteúdo programático:

  • Rafael Flora: “Sururú na Cidade” e “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu);
  • Luiz Felipe Viegas: "Old French Song" (Tchaikovsky); 
  • Mário de Paula Neto: “Noturno Opus 9  No 2” (Chopin);
  • Sarah Ribeiro: “O carneirinho de Mary” (Hall Leonard);
  • Isabela Luporini: “A Bela e a Fera” (Alan Menken);
  • Sofia Paggiaro: “Canção de Ninar” (J. Brahms);
  • Laura Coelho: “Marcha dos Santos” (Canção Tradicional Americana);
  • Laura Passoni: “Viva La Vida” (Coldplay);
  • Leonardo Piera: “9ª Sinfonia - Ode à Alegria” (Beethoven); 
  • Emilly Costa: "Knock Knock Joke" (Folclore da Guatemala); 
  • Marina Knecht: "Cinderela no Baile" (Isabel Van Nort); 
  • Paula Rosin: "Canção da Flauta" (Leila Fletcher)
  • Nina Martins: "Alouette" (Canção Tradicional Francesa); 
  • Arthur Lima: "Old Town Road" (Lil Nas); 
  • Gustavo Silva: "All of Me" (John Legend). 

Recital de Piano na Multi Expo Valinhos

 

Robótica

Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio realizarão torneios de Robótica para mostrar aos visitantes da Multi Expo como funcionam os robôs construídos para competições olímpicas.

Os alunos do 4º, 5º e 6º anos participarão de um torneio com robôs Dash. Já os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio correrão contra o tempo para desenvolver uma solução criativa durante o 1º Desafio Maker - Etapa Valinhos.

Enquanto isso, os visitantes poderão testar suas habilidades em controlar robôs dentro de um circuito com muitos obstáculos.

 

RPG

Na atividade de Role Playing Game (RPG), os visitantes poderão jogar, entender os aspectos mais interessantes dos jogos de estratégia e de colaboração e, ainda, ver de perto alguns personagens.

 

Teatro e Dança

Durante a Multi Expo, os alunos de todos os ciclos realizarão apresentações artísticas no Auditório do Colégio Etapa.

 

Confira a programação:

  • 11h - Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I encenarão a adaptação da peça teatral “Aladdin”;
  • 14h30 - Já os alunos do Ensino Fundamental II encenarão a peça “Malévola”;
  • 15h - No Ensino Médio, o grupo de Teatro do Projeto Cria encenará a peça “Sem máscaras”.

Teatro e Dançã na Multi Expo Valinhos

 

Xadrez

Os visitantes puderam jogar da forma tradicional, em duplas, ou experimentar as diferentes modalidades de Xadrez, como: 

  • Xadrez gigante;
  • Xadrez 360, que pode ser disputado por quatro pessoas simultaneamente;
  • Xadrez relâmpago;
  • Batalhas dos 3 xeques.

 

Confira a programação completa e inscreva-se em https://www.colegioetapa.com.br/multiexpo/

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades