MATRÍCULAS

Receba informações

Eventos

Confira a programação da Multi Expo São Paulo

Por Colégio Etapa em 11/11/2019
Multi Expo Valinhos

O Colégio Etapa divulgou a programação da Multi Expo São Paulo, evento em que os alunos apresentam os principais trabalhos acadêmicos e artísticos realizados durante o ano letivo.

Uma das características da Cultura Etapa é oferecer oportunidades para que cada aluno possa se desenvolver nas atividades e nas áreas de seu interesse. A Multi Expo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas, como, por exemplo, música, dança, oratória, esportes, produção audiovisual, olimpíadas científicas, entre outras.

 

Inscreva-se na Multi Expo São Paulo!

 

Multi Expo São Paulo 

  • Data: 1º de dezembro de 2019
  • Horário: das 9h às 18h
  • Local: Colégio Etapa São Paulo – Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana, – São Paulo – SP

 

Astronomia

A cada sessão, os alunos da atividade de Astronomia apresentarão diferentes fenômenos astronômicos, como os meteoros, o pôr do sol, as nebulosas e, ainda, os resultados da equipe olímpica de Astronomia e Astrofísica.

 

Atualidades

Ao longo do ano letivo, os alunos se reuniram periodicamente para analisar e compreender os principais fatos econômicos, políticos e sociais que estão sendo discutidos ao redor do mundo. Durante a Multi Expo, eles demonstrarão como são esses encontros.

 

Auditório

Musicalização

Os alunos da Educação Infantil utilizarão diferentes instrumentos de percussão para tocar canções inspiradas no Maracatu, ritmo musical originário de Pernambuco.

 

Grupo Vocal – Ensino Fundamental I

Os alunos do 2º e do 3º ano cantarão músicas tradicionais infantis de diversos países. Já as turmas do 4º e do 5º ano trarão um repertório inspirado nos clássicos do Forró e do Baião.

 

Balé e Teatro – Ensino Fundamental I

As atividades de Balé e Teatro são muito benéficas para os pequenos, que desenvolvem o corpo e a mente por meio de jogos, brincadeiras e improvisações. Durante a Multi Expo, eles encenarão a peça “Super Liga do Etapa”, que contará com coreografias e a atuação dos alunos, representando os seus super-heróis favoritos.

 

Teatro – Cria Jr.

Na Multi Expo, os alunos do Ensino Fundamental II apresentarão um trecho da peça teatral “High School Musical” e recriarão parte do cenário no hall do pavimento A.

 

Teatro – Cria

Os alunos do Ensino Médio encenarão um trecho da peça “Pela Pena de Martins Pena”, com esquetes selecionados da obra do teatrólogo Martins Pena (1815 - 1848), famoso por escrever comédias de costumes.

A Multi Expo São Paulo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas.

 

 

Coral Etapa & Camerata Fukuda

O Coral do Colégio Etapa, regido pelo maestro Rafael Barrera, e a Camerata Fukuda, regida pelo maestro Ugo Kageyama, se apresentarão durante a Multi Expo. O repertório trará as canções mais famosas do cantor Michael Jackson, considerado um dos maiores artistas de todos os tempos.

Biologia e Neurociências

Os alunos da atividade de Biologia demonstraram o que aprenderam ao longo do ano sobre fósseis, ecossistemas, fisiologia e Bioinformática, que utiliza ferramentas digitais para o alinhamento de material genético e para estudar a evolução dos seres vivos.

Já os alunos da atividade de Neurociências demonstrarão como o cérebro reage a determinados estímulos, por meio de experimentos que interagem com os visitantes. A programação também contará com um espaço dedicado aos resultados dos alunos do Colégio Etapa nas olimpíadas de Biologia e de Neurociências.

 

Caminho das Artes – “Cores e Linhas”

A mostra, organizada pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, promoverá a reflexão sobre como as linhas contribuem para a formação do imaginário das pessoas e como elas estão presentes na natureza.

A ideia é que o visitante tenha uma experiência sensorial ao interagir com as obras, que foram produzidas em diferentes substratos.

 

Clube de Ciências

O Clube de Ciências tem o objetivo de estimular os alunos do Ensino Fundamental II a produzirem trabalhos científicos, a partir do desenvolvimento de pesquisas nas áreas da Química, da Biologia e da Física.

Durante a Multi Expo, os grupos apresentarão projetos sobre os temas “como as bactérias reagem à ação dos antibióticos”, “estímulos que afetam a atenção”, entre outros.

 

Clube de Cinema e Leitura

Os alunos do Clube de Cinema e Leitura discutirão cenas de filmes e trechos de obras literárias relevantes para mostrar o que há por trás dos elementos de linguagem, fotografia, cor e repetições, que podem informar muito mais do que imaginamos.

A Multi Expo São Paulo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas.

 

Clube de Debates

O Clube de Debates visa estimular a reflexão sobre grandes temas históricos e contemporâneos, a capacidade argumentativa e a tolerância às ideias diferentes e contrárias.

 

Empreendedorismo & Finanças

Os grupos de Empreendedorismo e Finanças apresentarão planos de negócio baseados no modelo das startups e os visitantes poderão votar para escolher o melhor projeto.

 

Etapa Model United Nations (EMUN)

Os alunos da atividade extracurricular Etapa Model United Nations (EMUN) convidarão os visitantes da Multi Expo para descobrir como funciona uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) e como os países membros discutem e propõem soluções para os problemas mundiais.

Na ocasião, também serão apresentados os principais resultados da delegação do Etapa em competições nacionais e internacionais de simulações da ONU.

 

Esportes (basquete, futsal, handebol e vôlei)

Na Multi Expo, os alunos do Colégio Etapa participarão de torneios esportivos em quatro modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei. Não deixe de assistir aos jogos!

A Multi Expo São Paulo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas.

 

Estudos Humanísticos

Os alunos da atividade de Estudos Humanísticos realizarão a exposição “Movimentos Migratórios: produções no espaço e no tempo”. Durante a Multi Expo, eles recriarão as situações que os migrantes e refugiados vivenciam no momento da fuga e contarão como eles lidam com a sensação de abandono e de “não pertencimento”. A escolha do tema foi inspirada pela leitura do livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

 

Estudos Narrativos

Os alunos da atividade de Estudos Narrativos apresentarão o “Labirinto de Alice”, inspirado na história de “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll.

Nas palavras do grupo, “ao contrário de uma prisão onde aceitamos passar o resto da existência, o labirinto nos traz uma esperança, um desafio, uma oportunidade. Mas atenção: não se trata de uma oportunidade gratuita. É preciso aceitar os riscos do desafio. Não se preocupe... Vale a pena. Você não perde por esperar”.

 

Física

Entreter + Explicar = Encantar. Você conhece essa equação? É ela que resume a maneira pela qual os nossos alunos olímpicos aprendem Física.

Na Multi Expo, você entenderá como essa ciência pode explicar os fenômenos da natureza e, ainda, divertir os visitantes com experimentos misteriosos e intrigantes, como, por exemplo, o Tubo de Rubens, que possibilita a visualização das ondas sonoras. Conheça também o gerador eletrostático que te deixará de cabelo em pé!

 

Línguas (alemão, espanhol, francês e inglês)

Venha conhecer as curiosidades dos idiomas e das culturas de outros países nos estandes do Setor de Línguas! Além de apreciar importantes referências turísticas, arquitetônicas e festivas, os visitantes poderão participar de jogos e brincadeiras sobre os idiomas.

Os alunos realizarão exposições temáticas sobre o mundo das histórias em quadrinhos (HQs) e dos contos de fadas, evocando referências de obras como o Marvel Comics Universe (MCU), Asterix e Obelix e Irmãos Grimm, por exemplo.

 

Linguística | Ye'pâ-masa

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. A celebração da existência desses idiomas é especial para o Brasil, que possui falantes de cerca de 200 línguas indígenas em seu território, número que nos posiciona entre os dez países mais multilíngues do planeta.

Durante a Multi Expo, os alunos da atividade de Linguística apresentarão os dados e as características culturais que contribuem para a formação dos idiomas indígenas brasileiros. Além disso, haverá uma apresentação sobre os resultados da equipe olímpica de Linguística ao longo do ano.

 

Olimpíada 1ª Etapa

A Olimpíada 1ª Etapa contará com a participação dos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental, que receberão as medalhas durante a solenidade de premiação na Multi Expo.

Ao longo da competição, os alunos assistiram às aulas preparatórias e realizaram provas de Astronomia, Biologia, Física, Geografia, História, Informática, Matemática, Português e Química.

 

Projeto Cria

Os alunos do Ensino Médio produziram trabalhos multidisciplinares sob o tema “Pela Pena de Martins Pena”, que ficarão expostos no hall do pavimento A:

  • Montagem do cenário da casa do Martins Pena;
  • Exposição fotográfica “São Paulo – fixos e fluxos”: 
    A cidade de São Paulo é o elemento fixo em nossa linguagem fotográfica, retratada de maneira estática por meio de um tripé. Os transeuntes simbolizam o fluxo de gerações que a cidade acolhe: avós, pais, filhos e netos, estrangeiros ou não, aqui representados pela técnica de velocidade lenta, por meio da qual se formam borrões diante das lentes; 
  • Lançamento do livro “Desfocar”, do grupo de Estudos Narrativos;
  • Oficina de porta-retratos construídos pela turma de Arquitetura.

A Multi Expo São Paulo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas.

 

Química | o ano internacional da Tabela Periódica

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica, em comemoração aos 150 anos da sua criação.

A Tabela Periódica é um guia que norteia o trabalho dos cientistas na manipulação dos elementos e no desenvolvimento de reações químicas para a criação de novos materiais.

Na Multi Expo, os alunos farão demonstrações que evidenciam as propriedades de alguns desses elementos. Entre outras atrações, teremos chamas coloridas, bolhas inflamáveis, balões explosivos, complexos metálicos de cores vibrantes, a revelação da impressão digital, sorvetes e balões de gás Hélio.

 

Robótica

Os alunos do 6º e do 7º ano organizarão um torneio de Robótica para mostrar aos visitantes como funcionam os robôs construídos para as competições olímpicas.

A Multi Expo São Paulo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas.

 

RPG (Role Playing Game)

Conheça a atividade extracurricular de RPG! Todos os visitantes poderão jogar, além de entender os aspectos mais interessantes desse jogo de estratégia e de colaboração e, ainda, ver de perto alguns personagens.

 

Tae Kwon Do

Durante a Multi Expo, os alunos que praticam Tae Kwon Do demonstrarão os movimentos e as técnicas da arte marcial.

 

Xadrez

Os visitantes poderão jogar da forma tradicional, em duplas, ou experimentar as diferentes modalidades de Xadrez, como:

  • Xadrez gigante;
  • Xadrez 360, que pode ser disputado por quatro pessoas simultaneamente;
  • Xadrez relâmpago;
  • Batalhas dos 3 xeques.

A Multi Expo São Paulo apresentará projetos que expressam o talento dos alunos em diversas áreas.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades