A primeira fase do Vestibular 2023 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) – a principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP) – ocorrerá no dia 4 de dezembro, com a expectativa de participação de mais de 100 mil inscritos. Já a publicação da lista dos convocados para a segunda fase e dos locais de prova está prevista para o dia 16 de dezembro.
Enquanto esses resultados não são divulgados, os candidatos podem acessar a Prévia Fuvest 2023 – pesquisa realizada pelo Curso Etapa há 20 anos e que tem antecipado corretamente as variações nas notas de corte a cada edição da Fuvest.
Ao consultar a Prévia Fuvest 2023, o estudante poderá analisar seu desempenho em comparação aos candidatos que concorreram às vagas nas mesmas carreiras e nas mesmas modalidades de ingresso – Ampla Concorrência (AC); Escola Pública (EP); e autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
A Prévia também pode apontar tendências, como o aumento ou a diminuição do nível de dificuldade da prova, a média de acertos em cada carreira e, ainda, se as notas de corte estão propensas a ser maiores ou menores do que nos últimos anos, por exemplo.
As médias indicam valores comparativos entre os respondentes da Prévia, portanto não podem ser consideradas notas de corte extraoficiais. Além disso, quanto maior o percentual de respostas por carreira e modalidade, menor a margem de erro da pesquisa.
Este ano, a carreira 500 – Medicina Pinheiros continua liderando o ranking dos cursos mais concorridos da Fuvest: são 118 candidatos disputando uma vaga na próxima turma de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Em segundo lugar, está o curso 505 – Medicina Ribeirão Preto, com 95,9 candidatos por vaga, seguido pela carreira 501 – Medicina Bauru, com 78,3.
Para saber mais detalhes sobre a relação candidato x vaga de outras carreiras, acesse a lista publicada pela Fuvest.