Alunos do Colégio Etapa conquistaram 20 medalhas na Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), sendo duas de ouro, seis de prata e 12 de bronze, além de 16 menções honrosas. As provas ocorreram em duas fases e os resultados finais foram divulgados em fevereiro.
Na primeira etapa, os estudantes participaram de um exame online, respondendo a 24 problemas de múltipla escolha. A partir disso, os candidatos que acertaram pelo menos 16 questões foram aprovados para a segunda fase, que contou com uma prova presencial com seis problemas discursivos.
No total, 36 alunos do Etapa foram premiados na OBL. Destaque para a aluna Júlia Aiko Massuda, que conquistou o 1º lugar entre todos os participantes do Estado de São Paulo.
E, ao final da competição, os 60 estudantes do Ensino Médio que conquistaram as melhores notas, além dos primeiros colocados em cada estado, foram convidados para a Escola de Linguística de Outono (ELO). Oito alunos do Etapa estão na lista. O evento será realizado em abril deste ano, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na cidade de São Carlos (SP).
Durante a ELO, os candidatos participarão de debates, palestras, oficinas, passeios e atividades olímpicas, que selecionarão quatro estudantes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL), na Letônia.
Desde a sua primeira edição, em 2011, a OBL tem o objetivo de estimular estudantes a ampliarem as suas habilidades lógico-analíticas e as suas visões sobre diferentes povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar e da diversidade linguística. A competição estudantil é organizada por um grupo de professores e ex-medalhistas olímpicos de Linguística voluntários.
O Colégio Etapa participou de todas as edições da OBL, conquistando mais de 250 premiações ao longo dos anos.