Vanderbilt University e Johns Hopkins University
Natural de Lençóis Paulistas, no interior de São Paulo, Pedro Seber e Silva, de 17 anos, foi aprovado para a graduação em Engenharia Biomédica na Vanderbilt University (está entre as 15 melhores na área), em Nashville (Tennessee), nos Estados Unidos. Além de bolsa integral, ganhou um bônus de 5 mil dólares para realizar pesquisas durante o verão.
O estudante entrou no Colégio Etapa no 1º ano do Ensino Médio, em 2014, em busca de um ensino mais direcionado ao vestibular e às aplicações em universidades internacionais.
"Aqui encontrei todo o apoio para realizar o processo de aplicações. Assisti a palestras, tive aulas para provas padronizadas, treinei para as redações e recebi orientação quanto às universidades", conta ele, para quem o processo é difícil, mas não é impossível quando se conta com um bom acompanhamento pedagógico.
Treinamentos e participações em competições científicas lhe renderam uma medalha de ouro na Olimpíada de Ciências Junior Americana; uma medalha de prata na International Chemistry Olympiad (IChO); uma medalha de prata na Ibero Americana de Química; e uma medalha de bronze na Olímpiada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
A certeza da área que pretendia seguir na graduação surgiu a partir das experiências que teve com atividades extracurriculares ao longo do Ensino Médio. Foi assim que, apaixonado pelas olimpíadas de ciências, descobriu a área de Engenharia Biomédica, que une Física, Química, Biologia e Engenharia aplicadas na área médica.
"É uma área difícil de estudar no Brasil, o que reforçou minha vontade de fazer a graduação no exterior. Depois de decidido, foquei nos estudos e em manter a média alta. Estudava em qualquer tempo livre e até nas férias", admite.
Vanderbilt University
Em Vanderbilt, pretende aproveitar ao máximo o tempo no campus fazendo double major (duas graduações): Engenharia Biomédica e Engenharia Química e Biomolecular. A ideia depois é estender os estudos para um mestrado. Seber sonha em voltar mais tarde para o Brasil e ser pesquisador na USP, onde atualmente participa de grupo de pesquisa no Instituto de Química.