MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Etapa realiza palestra sobre o desafio de prestar vestibular

Por Colégio Etapa em 30/03/2020
A palestra “O desafio de prestar vestibular” ocorreu no dia 11 de março, em São Paulo, e no dia 12 de março, em Valinhos.

Pais e familiares de alunos do Curso e do Colégio Etapa se reuniram para mais uma edição da palestra “O desafio de prestar vestibular”, que ocorreu em dois dias: 11 de março, em São Paulo, e 12 de março, em Valinhos.

Apresentado por Edmilson Motta, coordenador geral do Colégio Etapa, e por Maria da Glória Pires, orientadora pedagógica do Colégio Etapa São Paulo, o evento trouxe informações fundamentais para as famílias nesse ano de foco nos vestibulares.

Entre os tópicos abordados, Motta explicou aos visitantes quais são as principais características dos exames, os recursos que o Etapa oferece para a preparação específica de cada um e, ainda, como os pais podem apoiar os filhos nesse momento decisivo.

 

Confira os principais destaques da palestra “O desafio de prestar vestibular”:

 

Para sair na frente

Motta explicou que a grade curricular do 3º ano do Ensino Médio prioriza a revisão dos conteúdos, então os alunos recebem apostilas para retomar todos os tópicos das disciplinas e praticar a resolução dos exercícios que costumam cair nos vestibulares.

Para ele, o aluno precisa manter um alto nível de estudo em todas as matérias, pois o desempenho na primeira fase dos exames determina quais candidatos terão mais chances de conquistar a tão sonhada aprovação.

“No caso da Fuvest, por exemplo, é complicado ganhar posições na segunda fase. Por isso, quanto mais alta for a nota obtida na primeira fase em relação à pontuação mínima necessária para passar para a próxima etapa, melhor. No caso dos cursos mais concorridos, os candidatos aprovados costumam ter nota 10% maior do que o corte”, explica Motta.

Motta ressalta ainda que é importante dominar o estilo da prova a partir da resolução dos exames dos anos anteriores, tanto da primeira quanto da segunda fase. Assim, o candidato saberá como interpretar as especificidades, os gráficos, as estatísticas, os mapas, as fotos/gravuras/pinturas e as questões interdisciplinares.

 

Apoio ao Vestibulando

O Etapa dispõe de diversos recursos para apoiar os alunos nessa fase: revisões para consolidar o conhecimento, plantões de dúvidas, aulas especiais, palestras sobre carreiras, simulados e aplicativos para ajudar nos estudos.

Para conseguir ser aprovado no vestibular, é preciso ter muita dedicação. Contudo, Edmilson Motta faz um alerta: o aluno deve aproveitar todas as oportunidades de aprendizado e evitar os pensamentos que prejudicam a participação nas atividades de preparação como, por exemplo: “eu já sei tudo sobre esse assunto”, “eu nunca vou aprender isso” ou “essa matéria não vai servir para nada no futuro”.

Segundo ele, mesmo que o aluno tenha um bom conhecimento, sempre vale a pena fazer uma revisão. Além disso, todos têm condições de dominar os conteúdos e é impossível prever todas as aplicações de uma área do conhecimento.

 

A contribuição dos pais

Maria da Glória Pires, orientadora pedagógica, apresentou aos pais e familiares o cronograma do ano letivo e a metodologia de ensino do Etapa, na qual o aluno deve estudar todos os dias e revisar frequentemente os conteúdos para reforçar o aprendizado.

Além disso, ela também comentou sobre a necessidade de gerenciar bem o tempo durante a preparação para o vestibular. “É muito importante que os pais se certifiquem que os filhos estão dividindo bem o tempo de estudo, descanso e de lazer, para que uma atividade não prejudique a outra”, ressaltou.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades