Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aluna do Etapa conquista medalha de prata na PAGMO 2023

Escrito por Colégio Etapa | 11/09/2023 11:57:51

Camila Maeda Shida, aluna do Colégio Etapa, recebeu uma medalha de prata na Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Garotas (PAGMO). A competição foi realizada na Costa Rica entre os dias 6 e 12 de agosto.

“Ganhar uma medalha em um torneio internacional é muito importante para valorizar o currículo dos alunos. Essa conquista destaca ainda mais as habilidades e o potencial acadêmico da Camila”, explica Régis Prado Barbosa, coordenador de Olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.

Nesta edição, a PAGMO contou com a participação de 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana e Uruguai.

 

O caminho para o sucesso

No Colégio Etapa, os alunos que se interessam por olimpíadas científicas têm todo o apoio para se preparar para competições nacionais e internacionais. “Camila participou de aulas avançadas de Matemática e recebeu treinamento para os torneios em que estava inscrita”, esclarece Barbosa.

Além disso, a jovem contou com a orientação de professores para simular a competição e resolver provas anteriores do torneio. “Desenvolvemos esse trabalho para que ela pudesse se adaptar às principais exigências da competição e compreender melhor o tipo de conteúdo abordado na prova”, conclui Barbosa.

 

Conheça o perfil da nossa aluna medalhista

“Quando eu era mais nova, lembro de ver outros alunos vestindo uniformes olímpicos. Isso gerou uma curiosidade e, ao conhecer as competições, descobri meu grande interesse pelas olimpíadas”, explica a jovem.

Ao longo de sua jornada, ela já participou de torneios de diversas disciplinas, mas concentrou seus esforços no treinamento intensivo de Matemática durante o último ano. “Eu me preparei muito para a PAGMO, pois conquistar uma vaga nessa competição era uma das minhas principais metas para este ano”, comenta.

Além das conquistas acadêmicas, Camila destaca que a sua participação em olimpíadas do conhecimento contribuiu para o desenvolvimento de habilidades importantes, como comprometimento e organização. “Eu também adquiri maior capacidade de concentração e aprendi a buscar maneiras de controlar meu emocional até o dia da prova”, conclui.  

 

Sobre a Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Garotas

Criada em 2021, a PAGMO é uma competição internacional exclusiva para meninas, sendo destinada aos países do continente americano. A seleção das alunas que representam o Brasil no torneio é baseada nos resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Além de incentivar a participação feminina em competições de Matemática, a PAGMO também tem o intuito de estimular o interesse por essa disciplina e destacar as conquistas das mulheres em torneios regionais e internacionais.