Alunos do Colégio Etapa conquistaram 31 medalhas na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) 2023, sendo 5 de ouro, 12 de prata e 14 de bronze. Com esse resultado, nossa escola foi a grande campeã da competição, consagrando-se como a instituição que recebeu o maior número de medalhas em uma mesma edição do torneio.
Destaque para o desempenho de Iara Vieira Vitarelli e Vanessa Nanami Furukawa Ohara, que receberam o prêmio “Mulheres para a Química” — concedido à estudante mais bem colocada em cada modalidade da olimpíada. Erik Noboru Morita Marcello da Silva e Lucas Nogueira Gilioti Loes também foram reconhecidos por suas conquistas, recebendo premiações em dinheiro por ficarem entre os primeiros lugares de suas respectivas categorias.
Na OQSP 2023, os competidores foram desafiados com questões relacionadas ao tema “Vidros: da Química Básica às Aplicações Tecnológicas”. Um exemplo de conteúdo abordado na prova envolvia os aspectos químicos associados à fabricação de vidros com propriedades especiais, como vidros condutores e vidros hidrofóbicos, utilizados em dispositivos como smartphones e painéis solares.
Realizada desde 1997, a OQSP é organizada pela Associação Brasileira de Química, com o apoio da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.
A competição é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. Algumas de suas missões são: aguçar o interesse dos jovens pela Química, aproximar escolas de ensino regular das instituições de ensino superior e identificar novos talentos na área.
A participação na OQSP pode ser definida por meio de cinco processos distintos, e a seleção é feita da seguinte maneira: