Alunos do Colégio Etapa conquistaram 23 medalhas na 44ª edição da Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), sendo 7 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze. As provas da competição foram aplicadas entre os dias 6 e 9 de novembro. Já os resultados foram divulgados no último sábado, 18 de dezembro.
Devido à pandemia da Covid-19, a OPM 2020 foi realizada em fase única em dois formatos: presencial ou virtual. Independentemente da modalidade escolhida, os estudantes tiveram 4h30 para resolver as sete questões dissertativas propostas para cada um dos três níveis do torneio.
“Nessa edição, os estudantes precisaram resolver sete problemas, valendo de dois a cinco pontos cada um, em uma única etapa, no lugar das provas divididas em duas fases. Além disso, a pontuação de cada participante na OPM 2020 foi calculada a partir da soma das cinco maiores notas obtidas. Isso representou um novo desafio para os competidores, até mesmo para os mais experientes”, explica Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
Desde 1977, a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) é realizada anualmente pela Comissão de Olimpíadas da Sociedade Brasileira de Matemática com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. A competição é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio matriculados em escolas paulistas da rede pública e privada.