Matheus Sessa Nazario e Ian Mitkiewicz Campos, alunos do Colégio Etapa, alcançaram o 1º e o 3º lugar, respectivamente, na VIII Olimpíada de Neurociências de São Paulo (ONSP).
A competição – também conhecida como Brain Bee São Paulo – ocorreu virtualmente em uma única fase, no dia 3 de abril, com a participação de 279 estudantes de todo o estado de São Paulo.
O comitê organizador do torneio premiou apenas seis participantes este ano. Nesse contexto, considerando o baixo número de medalhas concedidas, a conquista dos nossos alunos ganha ainda mais relevância.
Com esse resultado, os medalhistas da ONSP 2022 se classificaram automaticamente para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), popularmente conhecida como Brazilian Brain Bee, que ocorrerá entre os meses de abril e maio, na modalidade híbrida.
Nossos alunos participaram do torneio pela primeira vez em 2015 e, até o momento, já conquistaram quatro medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e cinco medalhas de bronze, além de duas menções honrosas.
A ONSP – ou Brain Bee São Paulo – foi criada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), juntamente com os neurocientistas do Hospital Israelita Albert Einstein, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A competição, que chega à 8ª edição em 2022, tem o intuito de estimular o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela iniciação científica e pelos estudos relacionados ao funcionamento do sistema nervoso.
Além da participação na ONSP, os jovens também podem se inscrever nos cursos de Neurociências promovidos pelo comitê organizador do torneio, que abordam temas relacionados aos transtornos neurológicos, como o autismo e o Alzheimer, por exemplo.