Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2022. A competição ocorreu presencialmente entre os dias 4 e 9 de agosto, na cidade de Mehuín, no Chile. Este ano, o torneio contou com a participação de 32 estudantes de 8 países.
Destaque para o desempenho do nosso aluno Leonardo, que somou 59 pontos, de 60 possíveis. No total, a delegação que representou o Brasil na Olimpíada de Matemática do Cone Sul conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata.
Juntos, os brasileiros somaram 225 pontos e encerraram o torneio em primeiro lugar no ranking geral. Já as equipes da Argentina e do Peru empataram na segunda colocação, com 197 pontos cada.
Realizada desde 1988, a competição visa fomentar o estudo da Matemática e permitir que jovens demonstrem suas habilidades na disciplina, reforçando os laços e a troca de experiências com estudantes de outros países latino-americanos que participam do torneio – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Cada nação pode inscrever até quatro competidores na Olimpíada de Matemática do Cone Sul, desde que atendam ao requisito de não ter completado 16 anos até o dia 31 de dezembro do ano anterior. No caso do Brasil, os jovens foram selecionados entre os estudantes premiados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que ocorreu em 2022.
Os estudantes que se interessam por iniciação científica e por torneios estudantis podem contar com uma infraestrutura completa de preparação no Colégio Etapa.
Todos os anos, nossos alunos alcançam resultados expressivos e sobem ao pódio de competições regionais, nacionais e internacionais, em áreas do conhecimento como Astronomia, Biologia, Ciências, Física, Geografia, História, Informática, Linguística, Matemática, Neurociências e Química, entre outras.
Para saber mais sobre as conquistas obtidas pelos nossos alunos MULTI olímpicos, acesse a seção de resultados do site do Colégio Etapa.