Os alunos do Colégio Etapa conquistaram cinco medalhas de ouro, cinco de prata, cinco de bronze e oito menções honrosas na 41ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2019).
“Tradicionalmente, nós temos muitos alunos premiados, mas esse ano nós tivemos um resultado impressionante, com medalhistas de ouro, prata e bronze em todos os níveis, inclusive entre os alunos mais jovens”, destaca Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
Em 2019, a OBM contou com a participação de 1.500 estudantes de todo o Brasil, que foram selecionados entre os mais de 20 milhões de competidores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), dos torneios regionais de cada estado e da OBM 2018.
Entre os dias 26 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020, os medalhistas de ouro, prata e bronze da OBM 2019 participarão da 23ª Semana Olímpica, que ocorrerá em Natal, no Rio Grande do Norte.
Durante o evento, os jovens participarão de aulas avançadas de Matemática e assistirão às palestras sobre as principais competições das quais o Brasil participa.
A OBM é uma das etapas classificatórias para os mais importantes torneios internacionais de Matemática, incluindo a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior competição estudantil do mundo para estudantes do Ensino Médio.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição foi criada em 1979 e tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática.
Na OBM, os estudantes competem individualmente em quatro níveis: