Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Alunas do Etapa conquistam premiações no National Latin Exam

Escrito por Colégio Etapa | 14/06/2023 11:53:53

Nossas alunas Isabela Naomi Sugawara Ishihama, Laura Koide Paixão e Vanessa Nanami Furukawa Ohara conquistaram premiações no National Latin Exam (NLE). Essa prova anual é aplicada em diversas partes do mundo e tem como intuito avaliar os conhecimentos dos estudantes em Latim.

Essa foi a primeira participação do Colégio Etapa na competição, que ocorreu no formato on-line, e já alcançamos bons resultados. No total, recebemos três certificações cum laude — premiação equivalente à menção honrosa. O exame foi realizado entre os dias 27 de fevereiro e 17 de março e contou com mais de 100 mil candidatos.

 

Laura Koide Paixão, Vanessa Nanami Furukawa Ohara, Pedro Tozzi — professor de Latim no Colégio Etapa Vila Mariana — e Isabela Naomi Sugawara Ishihama

 

Um diferencial do NLE é o fato de ele permitir a participação de qualquer estudante com conhecimento em Latim, inclusive universitários e aqueles que receberam educação domiciliar. O único requisito é que os professores do curso ou os responsáveis legais realizem a inscrição.

Nossas três alunas premiadas realizaram o Advanced Latin Prose Exam, que abrange o gênero textual “prosa” e cobra conhecimentos de nível intermediário-avançado comumente ensinados em cursos universitários de língua latina. A prova contou com 40 questões de múltipla escolha e abordou tópicos como compreensão, gramática, literatura e sintaxe do idioma, além do uso do Latim no mundo moderno e de conteúdos relacionados à cultura, geografia, história e mitologia da Roma antiga.

 

Sobre o National Latin Exam:

O NLE é aplicado em 14 países — Austrália, Belize, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Suíça e Taiwan — e tem o propósito de oferecer uma oportunidade para estudantes serem reconhecidos por seus esforços no estudo do Latim.

Sua missão é promover o aprendizado e o ensino da língua latina, adotando um modelo em que os estudantes não disputam entre si, mas são avaliados de acordo com a performance que obtêm no exame. A partir dos resultados alcançados, eles podem receber certificados, medalhas e, em alguns casos, até mesmo se classificar para bolsas de estudo.