Alunos, familiares e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I se reuniram para mais uma edição da Manhã Interativa no Colégio Etapa, que ocorreu no dia 14 de março, nas unidades de São Paulo e de Valinhos.
Em São Paulo, alunos e professores participaram de uma caça ao tesouro, na qual as crianças procuraram diversos ingredientes de uso culinário ao redor da escola, e de desafios esportivos para cumprir cada tarefa da brincadeira. Ao final do evento, todos puderam preparar as próprias pizzas utilizando os alimentos que resgataram.
“A Manhã Interativa é uma oportunidade para que as crianças se conheçam e construam uma relação de amizade e de cooperação. Essa integração é importante para que os recém-chegados se sintam acolhidos e, assim, possam conhecer as particularidades da escola a partir das vivências com os alunos veteranos”, destaca Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa São Paulo.
Em Valinhos, a Manhã Interativa também contou com a presença dos pais e dos familiares dos alunos. Durante o evento, os visitantes participaram de oficinas de dobraduras e de brinquedos, de atividades de dança e de músicas de roda.
“Eventos como esse são importantes, porque permitem que as crianças façam novas descobertas e estreitem os vínculos afetivos com os familiares e amigos. E, a partir dessas vivências em grupo, o aluno poderá extrair insumos para criar a sua própria percepção do mundo”, explica Denise Marques dos Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.
A Educação Infantil é a fase mais lúdica e envolvente da vida escolar. É o momento em que a criança aprende a se situar nesse ambiente e a conviver com seus colegas. Ela aprende a dialogar, interferir, opinar, defender pontos de vista e demonstrar conhecimentos para o início da leitura e da escrita.
A formação da criança é enriquecida por jogos, brincadeiras de roda, expressão corporal, atividades físicas, dramatização, atividades ao ar livre, aulas de culinária e arte, exposições culturais, estudos do meio, musicalização, entre outras coisas.
O conhecimento é a melhor forma de despertar a criança para as múltiplas possibilidades de sonhar. Para saber mais informações sobre o currículo da Educação Infantil, acesse: