Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aprovações Internacionais 2018: Luiza Szejnzog Martines

Escrito por Colégio Etapa | 30/08/2018 11:00:00

Illinois Institute of Technology (IIT), Loyola Marymount University (LMU), Rochester Institute of Technology (RIT) e University of Colorado (CU) Boulder

“Desde pequena eu sempre observei em filmes o quão legal as universidades americanas pareciam, porém, nunca pensei que era possível estudar em uma delas. Foi só quando os meus pais me colocaram no Etapa que percebi que o meu perfil se enquadrava melhor no estilo de educação deles e que eu era capaz”, conta Luiza Szejnzog Martines, 18 anos, que foi aprovada em quatro universidades nos Estados Unidos e também no curso de Engenharia de Controle e Automação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP).

Para Luiza, contar com apoio especializado fez toda a diferença na sua trajetória até conquistar o sim da universidade dos seus sonhos. “Sem o Setor Internacional do Etapa eu nem pensaria em estudar fora. Eles me ajudaram muito na escolha das faculdades, a escrever as essays1, enfim, a passar por todo o processo com calma”, lembra.
“Eu adoro a ideia de poder mudar de graduação ou mesmo fazer mais de uma escolha. Nos Estados Unidos, isso é possível, pois eles avaliam o seu currículo antes de decidirem sobre a sua aprovação”, comenta.

Apesar da preferência pela área de Exatas, no Etapa Luiza desenvolveu o seu currículo em áreas bem diferentes, o que ela considera que foi decisivo no seu application2: participou das aulas preparatórias para as olimpíadas de Física, Robótica, Astronomia, Linguística e Matemática, nas quais conquistou medalhas de prata, bronze e também uma menção honrosa; em paralelo, por influência de uma amiga ajudou na criação do projeto CRIA de Dança3, além de ter exercido as funções de coreógrafa e dançarina durante dois anos; aperfeiçoou o inglês durante um intercâmbio organizado pelo Colégio; e foi voluntária no “Learning Helpers”, atuando como professora de inglês de crianças carentes de 9 a 12 anos.

Com o apoio do pai que é engenheiro, Luiza escolheu cursar graduação em Engenharia Civil, no Illinois Institute of Technology (IIT), mas não descarta cursar um minor4 em Arquitetura ou Business. “Escolhi o Illinois Institute of Technology porque tem muito em comum com meu curso: o campus foi construído por arquitetos famosos como Ludwig Mies van der Rohe, John Ronan e Rem Koolhaas. E, em breve, irão inaugurar um novo centro de inovações e eu terei um lugar para transformar as minhas ideias em realidade”, comemora.

Mas os sonhos de Luiza não param por aí. “Em dez anos, eu me imagino trabalhando em uma grande empresa que me permita viajar o mundo inteiro, fazer descobertas para ajudar as pessoas que vivem em áreas de risco e proteger o meio ambiente.”, revela.

 

1 - Essays: redações obrigatórias no processo seletivo das universidades norte-americanas;
2 - Application: processo de seleção para as universidades internacionais;
3 - Capacitação para Resultados Internacionais em Artes (CRIA) é um projeto que envolve diversas atividades artísticas como escrita criativa, música, teatro, desenho e dança, para alunos que precisam montar um portfólio para aplicações internacionais;
4 - Para cursar um minor, é preciso estar matriculado em um major (graduação ou bacharelado). O minor corresponde a aulas extras em uma área secundária.