Para Luiz Henrique Godoy Evangelista Bianchi, faltam palavras para descrever a sensação de ser aprovado nos cursos de Odontologia de três das maiores instituições de ensino superior brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). “A sensação é realmente muito gratificante e não tem dinheiro que pague, porque é o resultado de anos de dedicação”, afirma o ex-aluno do Curso Etapa.
A vontade de cursar Odontologia surgiu a partir da união entre seus interesses pessoais e a carreira de uma pessoa muito importante para ele. “Eu sempre gostei das profissões ligadas à saúde, mas acredito que o trabalho realizado pela minha mãe, que é dentista, tenha sido o fator decisivo para a minha escolha”, explica.
O jovem ressalta que o apoio familiar, oferecido pela mãe, pela tia e pela avó, foi essencial para essa conquista, que acabou sendo uma recompensa não só pelo seu esforço individual, como o de toda a família.
A jornada rumo à aprovação
Luiz Henrique iniciou os estudos no Curso Etapa em 2021, na modalidade Extensivo. O jovem destaca o apoio que recebeu dos professores durante a preparação. “Além da apresentação dos conteúdos que são exigidos nos exames, eles me ajudaram a estabelecer metas de aprendizado. Todos são altamente qualificados e experientes, de modo que, sem o apoio dos docentes, não tenho dúvidas de que esse resultado não seria possível”, diz.
Sobre os recursos que o Curso Etapa oferece aos seus alunos, Luiz recorda a importância do plantão de dúvidas e dos simulados. “Quando alguma informação escapa na hora da aula, o plantão é a melhor opção para recuperar o conteúdo perdido. Já os simulados foram essenciais para que eu percebesse meus erros mais frequentes e aprofundasse os estudos sobre esses tópicos. Dessa forma, foi possível perceber minha evolução a cada exame”, declara.
Por fim, Luiz Henrique Bianchi destaca o papel do Escreve Etapa na sua preparação, uma vez que a redação tem um peso considerável na nota dos exames. “O programa de redação do Etapa me ajudou a melhorar a estrutura das dissertações argumentativas, pois esse é o tipo de texto cobrado pelo Enem, pela Unesp e pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Acredito que os plantonistas que me apoiaram por meio do Escreve Etapa foram responsáveis pelo bom desempenho que alcancei nesse quesito”, conclui.