Estudar Economia na Universidade de São Paulo (USP) sempre foi um sonho de Lucas Barreira Tury de Carvalho, ex-aluno do Colégio Etapa. Agora que foi aprovado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), ele mal consegue acreditar. “Acho que a ficha só vai cair no primeiro dia de aula”, comenta.
Lucas conta que o apoio da família e dos professores fez a diferença durante a preparação para os vestibulares. “Por muitas vezes, eu pensei que não fosse conseguir passar. Mas o auxílio da minha família e dos professores do colégio me fez seguir em frente. Agradeço, principalmente, ao meu pai e à minha mãe. O apoio emocional deles foi muito importante. Sem eles provavelmente eu não teria chegado tão longe”, afirma.
Para aumentar as suas chances de aprovação no vestibular, Lucas foi estratégico. “Para passar na primeira fase, me dediquei às matérias que eu não tinha tanta afinidade ou que considerava mais difíceis. E o suporte das apostilas e do aplicativo do Etapa foi essencial nesse período”, destaca.
“Além de me preparar para as provas com muitos exercícios, assisti às aulas complementares, especialmente as de Artes e de Literatura, que aumentaram o meu repertório para as provas de redação”, conta
Com essa estratégia, ele viu o seu desempenho evoluir. A sua nota na primeira fase da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) aumentou 20 pontos em comparação com o ano anterior, quando prestou o exame como treineiro.
Lucas Barreira Tury de Carvalho também percebeu uma grande evolução na redação. “No último ano do Ensino Médio, nós fazíamos pelo menos uma redação a cada duas semanas. Durante as aulas, nós debatíamos os temas propostos e, nesses momentos, compartilhávamos informações que poderiam ser citadas nos textos, o que contribuiu para aumentar a minha nota em redação”, afirma.
Por isso, Lucas deixa uma dica para os futuros vestibulandos. “Redação é treino! Você precisa ler, se informar sobre os temas atuais e praticar. Quanto mais você ler, mais a sua escrita evoluirá”, finaliza.