Três equipes do Colégio Etapa conquistaram medalhas na fase nacional do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT Brasil) 2023, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de março, em São José dos Campos. Com esse resultado, cada grupo poderá escolher um aluno para representar o país na fase internacional da competição, que será realizada no mês de julho, em Murree, no Paquistão.
A equipe “Chicxulub” foi premiada com a medalha de ouro por conquistar o primeiro lugar na IYPT Brasil 2023. O grupo “Ovos de Pascal” alcançou a segunda colocação, levando para a casa a medalha de prata, enquanto a “LeGauss” recebeu o bronze pelo quarto lugar. A equipe “RatatEuler”, também formada por alunos do Colégio Etapa, obteve a décima colocação.
Destinado aos estudantes do Ensino Médio, o torneio é realizado em Physics Fights, nas quais cada grupo, composto por três, quatro ou cinco participantes, realiza experimentos de Física. A partir dos resultados obtidos, elas apresentam suas conclusões e defendem suas teses.
De acordo com o sistema de premiação do torneio, os cinco primeiros colocados recebem medalhas e se classificam para a etapa internacional da competição. O ouro é destinado ao grupo que alcança o primeiro lugar, a prata é concedida às equipes que ocupam a segunda e a terceira colocação, e o bronze é entregue ao quarto e ao quinto grupo mais bem pontuado.
Na fase final do torneio, a equipe “Chicxulub” investigou como um campo magnético afeta o movimento de uma esfera metálica e não ferromagnética suspensa por um fio que foi girada em torno do seu eixo. A análise teórica desse problema exigiu um nível de conhecimento de Eletromagnetismo costumeiramente ensinado em nível universitário.
“Para elaborar suas conclusões, o grupo vencedor simulou o fenômeno proposto em diversas condições, com esferas de diferentes materiais e tamanhos. Os alunos também construíram uma bobina de Helmholtz para criar campos magnéticos controlados de intensidades variadas e mapeá-los”, conta Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa e líder da equipe campeã.
O IYPT Brasil ocorre desde 2004, quando o país começou a participar da competição internacional. Diferente de outras olimpíadas do conhecimento, seus competidores não realizam provas teóricas, mas debates de Física Experimental.
Entre os propósitos do torneio estão: